Hemocentro Regional funcionará no feriadão de fim de ano
21/12/2019 09:43 - Atualizado em 05/01/2020 09:02
Campanha de doações para Hemocentro
Campanha de doações para Hemocentro / Genilson Pessanha
O Hemocentro Regional de Campos vai estar de portas abertas no Natal e Ano Novo para receber doadores, uma vez que as festas de fim de ano e férias são épocas em que cresce a preocupação com a queda acentuada nas doações de sangue. Nesses períodos em que a necessidade de transfusões é maior, por conta do aumento no número de acidentes, o número de doadores é menor, já que muitos utilizam os feriados e folgas para viajar e aproveitar o período de festas. Nos dias 24 e 25 de dezembro e 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2020, o banco de sangue funcionará das 7h às 14h.
O estoque de sangue atual já é considerado crítico e, segundo a assistente social Cristiane Barros, ele deverá ser reservado às cirurgias de emergência. “A continuar assim, as cirurgias eletivas deverão ser adiadas”, explica. De acordo com dados do hemocentro, em outubro foram feitas 1.030 doações e, em novembro, este número caiu para 690. “Estamos bastante preocupados. É extremamente necessário que a população se conscientize que as doações devem ser feitas periodicamente e não somente em situações de urgência ou emergência”, diz Cristiane.
Requisitos para doação - A doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.
Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade) e peso acima de 50 quilos podem doar sangue, bastando comparecer ao hemocentro munido de documento original com foto. Para doar, é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue.
Fonte: Supcom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS