Servidores públicos protestam por melhorias em frente à sede da Prefeitura
Jonatha Lilargem 05/06/2018 12:07 - Atualizado em 06/06/2018 13:38
Servidores municipais protestam em frente a prefeitura
Servidores municipais protestam em frente a prefeitura / Jonatha Lilargem
Servidores públicos de Campos fizeram um protesto, na manhã desta terça-feira, em frente à sede da Prefeitura, no Parque Santo Amaro. Eles pedem melhores condições de trabalho e reajustes salariais. Os trabalhadores também protestaram contra o parcelamento do pagamento do 13º salário.
Cerca de 60 servidores compareceram ao local para participar do ato. Entre os manifestantes, estão membros de diversas secretarias: Desenvolvimento Humano e Social, Saúde, Transporte e Educação, além da Guarda Municipal. Eles usaram faixas e cartazes para mostrar a indignação com o governo. Alguns fizeram discursos para falar sobre as dificuldades e pediram, também, mais estrutura nos locais de trabalho.
O membro de uma das secretarias, que preferiu não ter o nome divulgado, comentou sobre a situação. "Estamos insatisfeitos com o prefeito. Não estamos tendo reajustes salariais como antes, e isso prejudica o sustento das famílias. Nós votamos e confiamos nele. Acho que falta apoio por parte dele. Tenho colegas de outras secretarias que estão passando por necessidades e não conseguem comprar alimentos para a família. Por isso, pedimos que nosso salário seja aumentado", afirmou.
  • Servidores municipais protestam em frente a prefeitura

    Servidores municipais protestam em frente a prefeitura

  • Servidores municipais protestam em frente a prefeitura

    Servidores municipais protestam em frente a prefeitura

Outro trabalhador que atua em um dos órgãos, e que também não quis ter a identificação revelada, falou sobre a importância da união dos servidores públicos. "Com todos nós unidos e sem fazer nenhum tipo de baderna ou vandalismo, o prefeito vai perceber que a situação é séria e que nós estamos reivindicando os nossos direitos. Espero que com essa manifestação, ele tenha ciência de que precisamos de ajuda", afirmou.
O protesto foi pacífico, e agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) estiveram no local para garantir a segurança.
Prefeitura se posiciona sobre protesto
Em nota, a Prefeitura informou que, desde o início de 2017, o governo está aberto a diálogo e a propostas feitas pelos servidores, “entende que a valorização da categoria é fundamental para o funcionamento da máquina pública e, dentro de suas possibilidades, a administração municipal tem realizando ações importantes em seu benefício”, como a Policlínica do Servidor, a criação do Clube de Desconto do Servidor e a formação de uma comissão para análise do Plano de Cargos, Carreiras e Salários.
A assessoria da Prefeitura afirmou que “questões legais impedem que certas decisões sejam tomadas da forma desejada”. Segundo a nota, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, que todos os gestores públicos do país são obrigados a cumprir, a folha salarial dos servidores públicos não pode comprometer mais que 54% da arrecadação municipal, sendo estabelecido um limite prudencial de 51,3%. “Como o município de Campos já compromete 53,16% de sua arrecadação com o pagamento do funcionalismo, um reajuste salarial neste momento — apesar de merecido — não pode ser concedido, sob pena de o gestor cometer crime de improbidade administrativa”:
— A Prefeitura de Campos entende que o momento atual exige prudência e responsabilidade, para que a lei seja cumprida e o município não venha a enfrentar dificuldades ainda maiores. A Prefeitura entende que é hora de somar esforços, ainda que as decisões sejam difíceis. Somente agindo desta forma, será possível superar desafios para que os servidores possam ter, merecidamente, ainda maior valorização, assim como a população tenha uma cidade cada vez melhor. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS