Maduro reeleito com denúncias de fraude
21/05/2018 22:35 - Atualizado em 04/06/2018 18:29
Nicolás Maduro
Nicolás Maduro / Divulgação
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi reeleito para mais 6 anos de mandato após as eleições do último domingo (20), que tiveram horário ampliado, denúncias de fraude, tentativa de boicote da oposição, abstenção de 54% e falta de reconhecimento por grande parte da comunidade internacional.
Segundo o Conselho Nacional Eleitoral, Nicolás Maduro venceu com 67,7% dos votos válidos, aos 92,6% das urnas apuradas. O chavista obteve 5.823.728 votos. A presidente do Conselho Nacional Eleitoral, Tibisay Lucena, anunciou que a votação teve a participação de 46% do eleitorado e um total de 8,6 milhões de votos.
Ontem, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva banindo o envolvimento de cidadãos norte-americanos em negociações de títulos da dívida da Venezuela e de outros ativos.
O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, classificou o resultado de “farsa”. Outros países, como Brasil, Chile, Colômbia, Panamá, Espanha e Argentina já emitiram comunicados afirmando que não reconhecem o resultado das eleições. Por outro lado, Rússia, Bolívia, Cuba e Irã reconheceram a reeleição de Maduro.
Desde 2013, quando Maduro assumiu o governo, a Venezuela sofreu ondas de protestos violentos, que deixaram cerca de 200 mortos, e uma derrocada socioeconômica.
Agências internacionais e membros da oposição apontaram irregularidades nos chamados “pontos vermelhos”, barracas instaladas pelo partido de Maduro, com objetivo de checar quem votou por meio do “carnê da pátria”. O cartão é usado para ter acesso aos programas sociais do governo. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS