Após três meses, intervenção no Rio entra em nova fase
16/05/2018 11:55 - Atualizado em 23/05/2018 17:18
Porta-voz disse que nova comunidade receberá militares
Porta-voz disse que nova comunidade receberá militares / Agência Brasil
Ao completar três meses nesta quarta-feira (16), a intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro entrará em nova fase. Se a primeira etapa foi dedicada a realizar diagnósticos e promover mudanças nos comandos das polícias Civil e Militar e na organização das secretarias ligadas ao tema, a partir de agora, a população do Estado verá mais policiais e viaturas nas ruas. As afirmações são do porta-voz do Comando Militar do Leste (CML), coronel Roberto Itamar.
Em entrevista à Folha da Manhã, o porta-voz da intervenção afirmou que ações que envolvem a operacionalização das forças de segurança, incluindo o 8º Batalhão de Polícia Militar de Campos e as delegacias da cidade, estão sendo tomadas. No entanto, eventuais operações não podem ser divulgadas.
No Estado, o coronel disse que serão mais 1,3 mil homens nas ruas e que novas viaturas vão chegar, além das 265 que foram recém-entregues, totalizando 580 veículos.
Itamar adiantou que uma nova comunidade será ocupada pelos militares nos próximos dias, a exemplo do que aconteceu na Vila Kennedy, zona oeste, onde o Exército opera desde 23 de fevereiro, e que agora volta totalmente ao controle do 14º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Bangu.
Segundo ele, os primeiros três meses foram dedicados à diagnósticos, reordenamento da estrutura de segurança, fortalecimento das corregedorias policiais e mudanças no sistema penitenciário, fatores que são fundamentais, mas não imediatamente percebidos pela população. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS