Ponte da Integração terá obra retomada
Victor de Azevedo 06/06/2018 10:54 - Atualizado em 07/06/2018 14:07
Ponte de integração entre SJB e SFI
Ponte de integração entre SJB e SFI / Antonio Leudo
Exatos quatro anos após lançar as obras da Ponte da Integração — entre São João da Barra e São Francisco de Itabapoana —, o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (MDB) anunciou o retorno dos trabalhos para a próxima sexta-feira (8). Anteriormente, seria no sábado (9). A informação foi postada pela jornalista Suzy Monteiro, no blog Na Curva do Rio, hospedado na Folha 1. Segundo o diretor e engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Ivan do Amaral, a solenidade está prevista para as 15h30.
Iniciada no dia 6 de junho de 2014, a construção da Ponte da Integração estava prevista para ser entregue em até um ano. Mas, diante da crise financeira, a qual o Governo do Estado enfrentou nos últimos anos, o prazo não foi respeitado, e a obra parou em janeiro de 2016. Após inúmeras promessas de retorno, Pezão anunciou o reinicio das obras depois de reuniões, no mês passado, com as prefeitas de São Francisco de Itabapoana, Francimara Barbosa (PSB) e de São João da Barra, Carla Machado (PP).
No projeto original, a construção da ponte está orçada em R$ 105, 7 milhões. A estrutura conta com 35 pilares, sendo 17 no trecho do rio, 14 em São João da Barra e quatro em São Francisco de Itabapoana.
Embora não tenha nenhum prazo oficial para entrega, em nota, a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana informou que Pezão revelou a intenção de concluir a obra até o mês de setembro deste ano. Para Francimara, as expectativas são as melhores possíveis em relação à finalização dos trabalhos.
— Depois de concluída, a Ponte da Integração irá beneficiar também os moradores de São Francisco de Itabapoana em vários aspectos: mobilidade urbana, escoamento da produção, fomento da economia com a geração de empregos a partir da possível instalação de empresas devido à proximidade com o Porto do Açu, em São João da Barra, e do Porto Central, que será instalado no município de Presidente Kennedy (ES) — destacou a prefeita são franciscana.
Já a Prefeitura de São João da Barra, também através de nota, afirmou que “a prefeita Carla Machado vem solicitando a conclusão das obras junto ao Governo do Estado e a expectativa é que isso aconteça de imediato, como já antecipou o governador. Quanto ao cronograma, inclusive com a data da conclusão, a prefeitura de São João da Barra aguarda um posicionamento das autoridades estaduais”. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS