Guarda Municipal de SJB completa 16 anos
04/06/2018 16:04 - Atualizado em 05/06/2018 18:13
Guarda Civil Municipal de SJB
Guarda Civil Municipal de SJB / Secom - SJB
Há 16 anos, no dia 3 de junho de 2002, entrava em operação a Guarda Civil Municipal de São João da Barra. Atualmente, a instituição integra a secretaria municipal de Ordem Pública e desenvolve uma série de serviços em prol da população, como zelar pelo patrimônio público, atuar em parceria com as forças de segurança e, ainda, a realização de atividades junto às unidades escolares do município.
O efetivo possui 50 componentes e, após a realização do Curso de Formação e Capacitação do Grupamento Ambiental Municipal (GAM), em 2017, foi criado o Grupamento Ambiental. Outros grupamentos atuando nos quadros da GCM de São João da Barra são o de Trânsito e de Ações Escolar e Comunitária (Gaec), com integrantes capacitados no curso de formação de Patrulheiros de Ronda Escolar, realizado também em 2017, em Campos dos Goytacazes.
“A Guarda Civil é uma importante instituição dentro da administração municipal e que merece todo o respeito e homenagens ao completar 16 anos de atividades. Procuramos sempre oferecer à Guarda toda estrutura para que possa desenvolver suas atividades, e existe uma política de investimento visando sua evolução e aperfeiçoamento”, destacou a prefeita Carla Machado.
Mesmo com o decreto de fundação da Guarda ter sido publicado no dia 11 de junho de 2002, as comemorações pela fundação da Guarda acontecem em 3 de junho pelo fato de, nesta data, terem sido iniciados os trabalhos da corporação.
“A Guarda Civil Municipal de São João da Barra atua de acordo com a Lei Federal 13.022, na proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do município. São profissionais extremamente dedicados e capacitados para exercer o trabalho exigido pelo cargo”, explica o subsecretário de Ordem Pública e GCM, Marcelo Reis. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS