Trump recua e diz que cúpula com Kim Jong-un pode ocorrer em junho
24/05/2018 21:32 - Atualizado em 04/06/2018 18:29
Declaração de Trump causou revolta
Declaração de Trump causou revolta / Reprodução de vídeo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mudou nesta quinta-feira (24) o discurso pela segunda vez. Agora ele avisou que é possível que a reunião com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, ocorra no próximo dia 12 de junho “ou em uma data posterior”.
“Podem acontecer muitas coisas. Inclusive, talvez, é possível que a cúpula existente ainda possa ocorrer, ou uma cúpula em uma data posterior. Ninguém deveria estar ansioso, temos que fazer as coisas bem”, afirmou Trump, pouco depois de anunciar o cancelamento do encontro.
Mais cedo, Trump afirmou que havia sido cancelada a cúpula prevista para 12 de junho em Cingapura devido à “hostilidade” recente por parte do país.
“A cúpula de Cingapura, para o bem de ambas as partes, mas em detrimento do mundo, não vai acontecer”, diz Trump em carta dirigida ao líder norte-coreano.
A expectativa é que a reunião entre Kim e Trump marque a primeira vez em que os líderes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte se reúnem em 70 anos de conflito, que começou com a Guerra da Coreia (1950-1953).
Segundo observadores, a escolha de Cingapura se deve provavelmente à neutralidade, sua infraestrutura de segurança e histórico em sediar cúpulas internacionais. Além disso, encontra-se numa rara posição de ter laços diplomáticos amistosos com Washington e Pyongyang. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS