Prefeitura consegue controle do Ceasa
05/06/2018 22:11 - Atualizado em 07/06/2018 14:26
O controle do antigo Ceasa, em Guarus, já está com a superintendência de Agricultura e Pecuária de Campos. Mais um passo para o futuro Polo Agroalimentar, que vai integrar municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense e até estados vizinhos.
Com autorização do prefeito da Rafael Diniz, o local passa a ter vigias 24 horas, controlando entradas e saídas de veículos. A recuperação da parte administrativa já está praticamente concluída e o projeto das reformas necessárias está na secretaria de Obras.
— A greve dos caminhoneiros e a falta de abastecimento em hortifrutis e supermercados, provou, mais uma vez, que temos espaço para crescer e comercializar. Não só para o mercado interno, mas para fora. Mandarmos nossos produtos em maior escala — diz o superintendente da pasta, Nildo Cardoso.
Ele explica, ainda, que com a reativação do antigo Ceasa, o Polo Agroalimentar, se tornará uma grande alternativa para escoamento desta produção.
A ideia do projeto no espaço, onde nas décadas de 80 e 90 funcionou uma unidade da Central de Abastecimento do Estado do Rio (Ceasa), começou a ser plantada em julho do ano passado. Trata-se de um projeto para dinamizar a cadeia produtiva do agronegócio em Campos e municípios da região, em um processo de integração envolvendo a comercialização em um raio de 200 quilômetros, chegando a estados vizinhos.
No lançamento, após exibição do vídeo, apresentando a estrutura do prédio de 5 mil m² de área, construído nos anos 70, o prefeito Rafael Diniz destacou a importância de investir na agricultura. “Na agricultura está uma das saídas para gerarmos recursos e reduzir a dependência dos royalties. Se tivessem feito isso quando havia dinheiro para investir, certamente não teríamos esse quadro de crise que enfrentamos”, disse o prefeito.
O especialista Altivo Almeida, que já trabalhou em diversos organismos ligados à questão alimentar, inclusive a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) chegou a destacar:
— Há um grande potencial em Campos e região, mas temos que trabalhar pensando em um modelo para funcionar por 40 anos, quando o mundo terá 9,8 bilhões de pessoas e será preciso atender a demanda por alimentos. O modelo de abastecimento das antigas Ceasas está superado. No conceito de Polo Agroalimentar unimos planejamento e logística dentro de um plano maior, como é utilizado na França e Europa, por exemplo. (D.P.P.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS