Projeto leva atividade física a mulheres de Santo Amaro
18/07/2017 18:09 - Atualizado em 21/07/2017 14:43
A iniciativa é do professor de Educação Física Frank Neves
A iniciativa é do professor de Educação Física Frank Neves / Ricardo Gomes - Divulgação
Em Santo Amaro, na Baixada Campista, as moradoras estão deixando a vida sedentária para praticar exercício funcional na praça do distrito. A iniciativa é do professor de Educação Física Frank Neves, que reúne mulheres de todas as idades para todos os dias se exercitarem. Tudo começou com um grupo de 10 pessoas, mas, atualmente, Frank já reúne uma média de 30 mulheres. Participam das aulas moradores de Santo Amaro, Boa Vista, Farol e Baixa Grande. A expectativa é levar a iniciativa a outras praças.
Formado em 2007 em Educação Física, Frank Neves contou que as atividades são realizadas todos os dias, nos turnos da manhã e da noite. Segundo ele, a experiência está dando certo e as aulas chamam a atenção de quem passa pelo local.
— O que seria uma alternativa para a falta de oportunidades de trabalho passou a ser uma paixão. O objetivo é orientar os moradores a levarem uma vida saudável com atividades físicas com a revitalização da praça do distrito — relatou.
Frank falou que pratica várias atividades físicas.
— Sou praticante de corrida de rua e mantenho minha vida ativa. Então, eu levando o treinamento funcional para Santo Amaro, além de ser uma fonte extra de renda, também seria uma maneira de mudar o hábito da população, conscientizar sobre os benefícios da atividade física — disse.
Segundo o professor de Educação Física, a praça foi escolhida por ser um local “lindo e com muito verde”.
— É muito bom estar realizando os exercícios em contato com a natureza. Além disso, é um lugar que chama atenção de quem passa.
Frank comentou que o projeto está crescendo na região.
— E é feito um trabalho diferenciado, com acompanhamento nos exercícios e orientação de hábitos saudáveis com a realização de atividades extras — relatou ele, acrescentando que a procura está muito acima do esperado.
— Temos vinte e seis alunos matriculados atualmente. Busco sempre estar próximo deles, seja nas aulas ou através do nosso grupo de Whatsapp. Além das aulas, realizamos caminhadas em grupos e corridas para ampliar as atividades realizadas na praça — contou.
Segundo Frank, a tendência é que outros lugares recebam o exercício funcional. “Estou sendo muito cobrado para instalar em outros lugares. Estou me organizando em relação ao tempo e procurando um espaço que seja apropriado para essas atividades”, disse.
As mudanças já começaram na vida de Maria Carolina Alonso Nogueira. Antes, ela não praticava nenhuma atividade física, mas agora optou pelo funcional. Ela contou que já começou a perceber o resultado a partir de três semanas, perdendo quase quatro quilos e mudando a alimentação.
— Hoje faço o funcional e, enquanto eu puder, vou continuar firme na minha rotina. Mudou tudo, meu andar melhorou, minha respiração está melhor, me sinto mais disposta pra tudo. Sou casada e tenho um filho de 9 meses. Até pra brincar com ele a minha disposição está melhor — relata Maria Carolina.
Luana Custódio Nascimento também faz parte do funcional. Ela relatou:
— Quando comecei a sentir dores no peito, pensei que estava com problema de coração. Fiquei preocupada, com 28 anos e com 114 quilos. Precisava emagrecer. Parei e vi que precisava mudar e me cuidar para ter mais qualidade de vida. Foi ai que iniciei o funcional. O resultado é que tenho mais disposição para as tarefas domesticas e para brincar com meu filho de 6 meses — contou. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS