Auditoria para arrecadar mais
18/07/2017 09:18 - Atualizado em 20/07/2017 14:08
O prefeito de Campos Rafael Diniz (PPS) determinou a realização de uma auditoria na gestão da arrecadação de impostos municipais. A determinação foi publicada no Diário Oficial (DO) desta segunda-feira (17). De acordo com o secretário de Transparência e Controle, Felipe Quintanilha, responsável pelo procedimento, o objetivo é analisar o sistema de arrecadação herdado pela gestão passada para corrigir eventuais problemas e aumentar a receita do município em meio a uma grave situação de déficit financeiro.
Está é a sétima auditoria determinada pelo prefeito desde o início de sua gestão, em janeiro. No último dia 1º de junho, Quintanilha entregou à Câmara Municipal os relatórios de seis auditorias internas e um levantamento realizado em contas estratégicas do município nos últimos anos. Segundo Quintanilha, foi encontrado um rombo milionário e as irregularidades foram constatadas em todos os setores analisados, entretanto, os problemas mais graves foram no PreviCampos, Morar Feliz e Cheque Cidadão.
Também foram analisados as contas do Cartão Cidadão (passagem a R$ 1), das contratações diretas, locações de imóveis e folha de pagamento, além do levantamento das dívidas.
— A auditoria na gestão da arrecadação dos impostos é um procedimento necessário. Vamos analisar essa gestão, que foi herdada do último governo, para ver o que poder ser melhorado para aumentar a arrecadação. Também temos problemas no código tributário, que estão sendo trabalhados. Além da determinação do prefeito, essa também é uma vontade do secretário de Fazenda, Leonardo Rodrigues, para podermos indicar o que pode melhorar — disse o secretário Quintanilha.
O prazo para a entrega do relatório é de 60 dias a partir da publicação no DO. O decreto determina, ainda, que o relatório deverá ser encaminhado ao conhecimento do prefeito, acompanhado das sugestões de medidas de controle necessárias, e também que seja dado ciência ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). (A.S.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS