Mar recua e Defesa Civil descarta previsão ressaca em Atafona
Jéssica Felipe e Mário Sérgio Júnior 17/07/2017 17:19 - Atualizado em 18/07/2017 15:04
O mar de Atafona parece ter dado trégua aos moradores do vilarejo pesqueiro. A maré baixa dos últimos dias resultou num recuo de 50 metros. Segundo a Defesa Civil de São João da Barra, o nível das águas deve voltar a aumentar amanhã. Mesmo assim, não há previsão de ressaca.
O coordenador da Defesa Civil, Adriano Assis, explicou que o estado atual da maré aumentou o assoreamento na região de atracagem dos barcos, impossibilitando a passagem dos mesmos. Dessa forma, numa ação conjunta, a prefeitura e as secretarias responsáveis viabilizaram o acesso parcial na obra do entreposto pesqueiro de Atafona, onde os pescadores já estão realizando o descarregamento do pescado.
Enquanto isso, o município aguarda as instruções técnicas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) que norteará o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) para a liberação da licença ambiental.
Após análise e aprovação do EIA/Rima pela equipe do Inea e pela Comissão Estadual de Controle Ambiental (Ceca), será necessária uma audiência pública e dar um prazo de 10 dias para que a sociedade e as instituições se manifestem. Não havendo manifestação contrária por parte do Ministério Público, será feita a análise final para a concessão da licença prévia.
Além desse passo, o movimento em apoio à contenção do mar de Atafona e Barra do Açu, em São João da Barra, segue na coleta de assinaturas para um documento que deve ser enviado aos Ministérios das Cidades, da Integração Nacional, Câmara dos Deputados, Senado Federal, Governo do Estado e Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Com a iniciativa, o poder público municipal e a sociedade esperam sensibilizar as autoridades competentes para uma análise emergencial e que medidas sejam tomadas para solucionar de forma definitiva a situação, se estendendo à praia do Açu, onde o avanço também vem acontecendo de forma recorrente.
Ontem haviam três mil apoiadores no abaixo-assinado, disponível online pelo site da Prefeitura de São João da Barra.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS