Ponte da Integração é dúvida
Marcus Pinheiro 15/07/2017 19:23 - Atualizado em 18/07/2017 15:03
Ponte da Integração
Ponte da Integração / Paulo Sérgio Pinheiro
A tão sonhada ponte sobre o rio Paraíba do Sul, de 1,3 quilômetros de extensão e 16,2 metros de largura, ligando os municípios de São João da Barra (SJB) e São Francisco de Itabapoana (SFI), que está sendo erguida na RJ 196, no trecho entre as interseções com a BR 356, na fazenda São Domingos, em SJB, e a RJ-194 na localidade de Campo Novo, desde a década de 1980, sob um investimento inicial avaliado em cerca de R$ 105 milhões, permanece, ao menos por ora, apenas no campo dos sonhos. De acordo com o deputado estadual João Peixoto (PSDC), a previsão é de que as obras da ponte da Integração, paralisadas desde janeiro de 2016, sejam retomadas entre os próximos meses de agosto e setembro. No entanto, segundo o Departamento de Estradas e Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ) – órgão responsável pela execução do projeto – devido à crise financeira do estado a obra ainda não tem data certa para ser reiniciada.
No último dia 17 de maio, a questão foi debatida no legislativo sanjoanense, por sugestão do Comitê de Bacia Hidrográfica Baixo Paraíba do Sul (CBH-BPSI). O encontro contou com a presença de vereadores e os presidentes das Câmaras de SFI, José Pinto e de Campos, Marcão Gomes. Participaram também do encontro o presidente do comitê, João Siqueira; o diretor de Divisão do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), Ivan do Amaral; o diretor da Premag (empresa responsável pela construção), Stélio Souza; o secretário de Meio Ambiente de SFI, Ilzomar Soares; o vereador de Campos, Fred Machado; os vereadores de SFI, Leandro Lemos e Humberto Ramos, o representante da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan), Tito Inojosa e os secretários de Obras e Planejamento de SJB, Alexandre Stefan e Sávio Saboia.
Na ocasião, foi destacada a importância da união entre os três municípios. “A gente espera que essa ponte não seja esquecida novamente, pois precisamos dessa interligação para ter mais desenvolvimento”, observou José Pinto. “Temos que mostrar nossa força política. Precisamos fazer com que o governo do Estado entenda que esta ponte é uma prioridade para toda a região e pode ser um facilitador para o interior do estado superar esta crise econômica”, observou Marcão. No encontro, ficou acordado que os parlamentares dos três municípios, junto com o comitê, iriam agendar uma audiência com o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e com a Caixa Econômica Federal (CEF), financiadora da obra, a fim de buscar uma solução.
Segundo o deputado estadual, João Peixoto, a audiência com Pezão para providências necessárias para a retomada da obra aconteceu há cerca de um mês, no Rio de Janeiro. “O governador afirmou que virá à região entre a segunda quinzena de agosto e a primeira de setembro para dar início à retomada das obras da ponte. Entretanto, a visita que pretende marcar o reinício da colocação dos pilares do projeto, construídos no entroncamento da BR 356, próximo ao trevo que dá acesso ao Superporto do Açu, está condicionada a liberação de uma cota de R$ 10 milhões, que deverá ser repassada pelo governo”.
Municípios se unem na pressão ao Estado
Ponte da Integração
Ponte da Integração / Rodrigo Silveira
Na tentativa de viabilizar, com o máximo de urgência, a conclusão das obras da ponte da Integração, lideranças municipais da região Norte Fluminense buscam ampliar as indicações de retomada junto ao governo do estado.
No início de fevereiro, a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, em reunião com o secretário de Estado de Obras, José Iran Peixoto, solicitou o reinício das obras da ponte.
— Ainda no meu primeiro mandato, iniciei um movimento regional em prol dessa importante obra. Seremos incansáveis na luta para que seja concluída, para benefício dos dois municípios e de toda a região — disse Carla.
Em nota a Prefeitura afirmou que o município entende a importância da ponte nos aspectos econômico e geográfico e aguarda a retomada dos trabalhos no canteiro de obras. Do contrário, continuará pleiteando uma solução junto ao Governo do Estado, que é o responsável pela construção da ponte.
A prefeita de São Francisco de Itabapoana, Francimara Azeredo da Silva Barbosa Lemos, informou, por meio de nota, que conversou diretamente com o governador, Pezão, além de ter participado de audiências com deputados estaduais solicitando o empenho dos parlamentares junto ao governo estadual para o retorno e a conclusão das obras. “Além de reduzir o tempo de viagem entre as duas cidades (SFI-SJB) para apenas 20 minutos (atualmente é de quase duas horas de caminhão), permitirá o melhor escoamento da produção agrícola, facilitará o acesso dos moradores de SFI para trabalhar no Porto do Açu, em SJB, e ainda fomentará o turismo, já que o município sanfranciscano tem 62 quilômetros de litoral, dos quais 80% deles de praias nativas, além de outras belezas naturais”, considerou Francimara.
Ex-prefeito Dodozinho dará nome à ponte
Ponte da Integração
Ponte da Integração / Rodrigo Silveira
Em homenagem ao ex-prefeito de São João da Barra, a nova ponte deverá ser nomeada como: Ponte da Integração Genecy Mendonça, morto em junho de 2014. De acordo com o deputado estadual, João Peixoto (PSDC), responsável pela criação do projeto de lei que pretende intitular a travessia sobre o Paraíba em tributo ao antigo chefe do poder executivo sanjoanense, mais conhecido como Dodozinho, a indicação já passou pela aprovação na Câmara dos Vereadores do município e agora tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
Para o parlamentar a conclusão da ponte é fundamental para o desenvolvimento da economia da região. “A nova ponte irá beneficiar o escoamento do Super Porto do Açu e desafogar a BR-356, isso tanto para o tráfego de cargas como para o trânsito de veículos particulares, possibilitando maior integração entre as localidades, em curto espaço de tempo, propiciando aquecimento econômico e financeiro”, finalizou o deputado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS