EUA e Catar firmam acordo sobre luta antiterrorista
11/07/2017 18:57 - Atualizado em 17/07/2017 14:38
Mohamed ben Abderrahman Al-Thani
Mohamed ben Abderrahman Al-Thani / Divulgação
Catar e Estados Unidos assinaram um memorando de acordo sobre a luta contra o financiamento do "terrorismo" - anunciaram autoridades de ambos os países, em Doha, nesta terça-feira (11).
O anúncio foi feito pelo ministro catariano das Relações Exteriores, xeque Mohamed ben Abderrahman Al-Thani, que fechou o acordo junto com o secretário de Estado americano, Rex Tillerson, durante sua visita ao Catar.
O emirado foi isolado e alvo de bloqueio por parte de seus vizinhos do Golfo, sob a alegação de que estaria apoiando movimentos extremistas. "Hoje, o Catar é o primeiro país a firmar com os Estados Unidos um programa de luta contra o financiamento do terrorismo", declarou o xeque Al-Thani.
"Convidamos todos os países que nos impõem um bloqueio a se somarem ao acordo", acrescentou o ministro, em entrevista coletiva ao lado de Tillerson.
O acordo especifica "os esforços futuros que o Catar pode realizar para reforçar sua luta contra o terrorismo e atacar diretamente os problemas do financiamento do terrorismo", explicou o conselheiro de Tillerson, RC Hammond, em um comunicado.
Nessa segunda-feira (10), o secretário de Estado americano iniciou pelo Kuwait uma turnê pela região para ajudar a encontrar uma saída para a crise. A viagem teria sido motivada pela complexidade da disputa entre o Catar e seus adversários árabes a respeito do suposto apoio de Doha a grupos extremistas e de suas ligações com o Irã.
Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS