Pezão anuncia regularização de pagamento e reforço na segurança
20/07/2017 16:28 - Atualizado em 21/07/2017 14:56
Governador Pezão
Governador Pezão / Agência Brasil
O governador licenciado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), afirmou que espera colocar em dia, até o fim de agosto, o salário dos servidores públicos estaduais. Além disso, o governo também o envio de 380 homens da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e 420 da Força Nacional ao Rio de Janeiro para atuar na segurança pública do estado. Ambas as informações foram anunciadas após reunião, nesta quinta-feira (20), no Palácio do Planalto, com o presidente Michel Temer e a cúpula da área de segurança do governo federal.
A normalização dos pagamentos do funcionalismo, conforme Pezão, será possível em razão da venda da folha de pagamento do estado e do empréstimo federal de R$ 3,5 bilhões, viabilizado a partir da venda da Companhia de Água e Esgoto do estado (Cedae).
"A gente espera atualizar o pagamento dentro do mês de agosto. Temos a venda de folha de pagamento, que vai dar um valor significativo. Estamos contando com esses recursos em agosto. Dá pra colocar a folha em dia junto com o empréstimo", destacou o governador.
Pelo acordo em discussão entre os governos federal e estadual – mas ainda sem data para ser fechado – o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) repassará o dinheiro da Cedae (o valor exato ainda está em discussão) aos cofres fluminenses, em troca do controle da companhia estatal.
Depois de assumir o controle da Cedae, o BNDES vai preparar a privatização da companhia de água e esgoto do Rio. Caso o valor obtido com a venda seja superior ao pago pelo governo federal, a diferença deve ser repassada ao estado. O assunto será discutido novamente na próxima segunda-feira (24) em um encontro com o ministro Moreira Franco e com o presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro.
Reforço policial - O envio de 380 homens da PRF e 420 da Força Nacional ao RJ foi anunciada pelos ministros Raul Jungmann (Defesa) e Sérgio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional). Atualmente, a Força Nacional já mantém 200 policiais no estado.
Ainda de acordo com os dois ministros, o reforço de efetivo atuará no Rio de Janeiro pelos próximos 18 meses. Os policiais da PRF e da Força Nacional devem chegar até o fim de julho ao estado.
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS