Teatro de Bolso e Museu Histórico recebem visitas técnicas
01/03/2021 19:34 - Atualizado em 01/03/2021 19:35
O Teatro de Bolso Procópio Ferreira e o Museu Histórico de Campos, equipamentos pertencentes à Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), receberam, na manhã desta segunda-feira (1º), visitas técnicas, nas quais suas estruturas foram avaliadas. O secretário de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente, Claudio Valadares, representantes da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Habitação e o diretor de Patrimônio da Procuradoria Geral do Município, Júnior Boechat, realizaram as visitas, acompanhados de agentes da FCJOL.
No Teatro de Bolso, a equipe foi recebida pelo gerente administrativo da FCJOL, Elias Gonzaga. O imóvel apresenta necessidade de reparos em diversos pontos. As equipes fotografaram as salas para produção de relatórios que serão a base para o estudo dos reparos e seus custos.
No Museu Histórico, a falta de manutenção nos últimos anos vem tornando evidentes alguns reparos, principalmente no telhado, que apresenta infiltrações. Em alguns cômodos do Solar do Visconde de Araruama, rachaduras também alertam para a urgência nos reparos de conservação do imóvel.
“Desde a semana passada, nossas equipes estão visitando os imóveis da FCJOL. Essas instalações precisam de total atenção, já que recebem a comunidade. Neste período de pandemia, com os espaços temporariamente fechados, estamos providenciando estudos para que eles voltem a funcionar, quando houver a devida liberação, trazendo segurança aos seus frequentadores”, avaliou o secretário de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente, Claudio Valadares.
A presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas, também vem acompanhando o trabalho das visitas. Em janeiro, ela fez as primeiras visitações, e logo no primeiro mês do governo do Prefeito Wladimir Garotinho, começou, com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos, a limpeza dos prédios. Atualmente, os setores ligados ao Planejamento Urbano, Obras, Infraestrutura estão levantando todas as necessidades de obras e ações de reparo.
“Pensávamos que pudéssemos operar nossos equipamentos culturais, o mais rápido possível. Entretanto, este ano, será de planejamento de projetos de manutenção, reformas e restaurações, o que estamos fazendo desde quando assumimos a FCJOL. A busca de recursos para a execução dos projetos, também faz parte de nossas ações, neste momento. Teremos muito trabalho, mas nossa motivação em entregar uma cultura melhor ao povo de Campos, nos dá ânimo. A nossa vontade e a do Prefeito Wladimir Garotinho são muito maiores do que as dificuldades e encontradas”, enfatiza Auxiliadora Freitas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS