Rede estadual de ensino em Campos retorna com aula remota
Dora Paula Paes 01/03/2021 19:07 - Atualizado em 01/03/2021 20:58
A rede estadual de ensino do Rio voltou às aulas nesta segunda-feira (1º), no modelo híbrido (remoto e presencial, com turmas em sala de aula em dias alternados em função da pandemia), mas não em todos os municípios fluminenses. Em Campos, o retorno ficou só no remoto, o mesmo ocorrendo em todos os municípios do Noroeste Fluminense que estão na bandeira vermelha (risco alto), segundo os dados da 19ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgado na sexta-feira (26)
No caso de Campos, que está com a bandeira amarela (baixo risco), o decreto municipal sobrepõe outras decisões. O município trabalha o retorno das aulas no modelo híbrido, de todas as redes, a partir do próximo dia 8, inclusive, com aval do Ministério Público Estadual e dentro das normas sanitárias. Neste caso, o modelo híbrido terá início de forma gradual nas escolas públicas e particulares, começando pela educação infantil. Cabem aos pais a decisão por aderir ou não ao sistema.
No acordo, em Campos, com o Ministério Público Estadual, o início das aulas híbridas se dará por etapa de ensino começando pela educação infantil, no período entre 8 e 29 de março deste ano. Na rede pública municipal, a oferta vai começar com, no mínimo, 10% das unidades escolares, ampliando para, no mínimo, 50% das unidades em até 30 dias após esse período estabelecido, alcançando a totalidade das unidades em até 60 dias. Já as aulas híbridas para o Ensino Fundamental em todas as escolas públicas (estaduais e municipais) e privadas terão início no período entre 22 de março e 22 de abril, seguindo o mesmo esquema de progressão percentual, desde que condicionadas ao aval da Vigilância Sanitária.

Além disso, em caso do Município retornar às fases laranja e vermelha, as aulas deverão voltar imediatamente ao formato exclusivamente virtual. O ensino híbrido também está condicionado
à adesão das unidades escolares ao Manual Operacional que será publicado no Diário Oficial do município nos próximos dias.
"Oficialmente, começa hoje o ensino híbrido da rede estadual, mas nenhuma escola em Campos tem autorização para funcionamento, inclusive, temos uma audiência nesta segunda com o Ministério Público Estadual para discutir sobre a presença do aluno nas escolas. Estuda-se o retorno híbrido para o dia 8, mas que não tem nada certo", disse Graciete Santana, dirigente do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) de Campos.
A posição da Secretaria Estadual de Educação é priorizar com o ensino híbrido os 70 mil alunos em situação de maior vulnerabilidade social, cerca de 10% da rede estadual de ensino. Segundo a pasta, por não terem dispositivo eletrônico que lhes permita ter condições de acompanhar as aulas remotas, os estudantes poderão ir à escola em sistema de revezamento para tirar suas dúvidas e ter acesso a recursos de áudio e vídeo produzidos para este período.
Aplicativo do Estado - Nesta segunda-feira, a secretaria lançou o Applique-se, aplicativo para ensino remoto que está disponível para baixar nas lojas virtuais dos sistemas Android e iOS. Nele, professores e alunos terão acesso a ferramentas de aprendizagem, como materiais didáticos e exercícios em arquivo de PDF, aulas em áudio e vídeo, além de acesso ao Google Classroom, plataforma que abarca as turmas de cada escola. O usuário poderá navegar pelosoftware24 horas nos sete dias da semana, sem utilizar seu pacote de dados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS