Campos assina parceria com agência estadual para apoio aos empreendedores
- Atualizado em 23/02/2021 16:16
O Vice-Prefeito Frederico Paes recebeu nesta terça-feira (23) o presidente da AgeRio, André Luis Vila Verde, no Centro Administrativo José Alves de Azevedo (sede da Prefeitura), para a assinatura de protocolo de intenção para parceria da agência estadual de fomento com o Fundecam, para apoiar micro, pequenos e médios empreendedores no acesso à linha de créditos com taxas de juros reduzidas e diferenciadas.
Frederico Paes ponderou que o governo está trabalhando com diálogo para superar o cenário encontrado pela atual gestão. “Há um imenso potencial econômico para promoção do desenvolvimento econômico, e o Prefeito Wladimir Garotinho tem privilegiado a busca de parcerias, indo a ministros do Governo Federal, ao Governo do Estado, para apoiar aspectos competitivos do município, como a proximidade com o Porto do Açu e o potencial do agronegócio. Campos é um município polo que desenvolve atividades macrorregionais, e o que acontece em nossa cidade irradia para os munícios ao nosso redor”, pontua o Vice-Prefeito, destacando o papel do polo acadêmico com universidades como a Uenf, que pode apoiar as iniciativas casadas da AgeRio com o Fundecam, com “extensão, ideias, inovação”.
O Vice-Prefeito destacou ainda que é positiva a disposição do Governo do Estado em sinalizar para o interior do estado. “A gente vê que o governador em exercício Cláudio Castro está preocupado com o interior, com a região, e Campos tem um papel fundamental nesse processo e a presença da AgeRio demonstra essa sinalização administrativa”, avalia Frederico Paes.
 
 
O presidente da AgeRio, André Luis Vila Verde, enfatizou que a orientação do governador é a de sair da área metropolitana e se aproximar das prefeituras do interior. “O que a gente quer é ganhar capilaridade, e para isso precisamos dessa parceria com o município”, complementou o presidente.
André Luis Vila Verde declarou a disponibilidade da agência de fomento de vir à cidade, treinar os agentes de créditos, e apresentar para o microempreendedor as linhas de taxas imbatíveis, de 3% ao ano. E, André disse também: “Estamos também procurando pequenas e médias empresas, com linhas maiores, podendo atuar com o Fundem como agente garantidor. O que a gente quer é estar junto com vocês nesse processo”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Mérida, destacou o papel de atuação integrada da secretaria de Desenvolvimento Econômico, em que o município tem ferramentas como o Fundecam que se comunicam com a AgeRio. “É muito importante a parceria com a AgeRio para apoiar o microempreendedor, e também, em segundo momento a pequenas e médias empresas, e esse é um primeiro passo, com a discussão de um protocolo de intenções para iniciarmos as parcerias”, observou Marcelo Mérida.
Marcelo Mérida assinalou que o município está atuando junto às entidades e instituições do setor produtivo, para “criar uma agenda positiva para o processo de retomada da economia que tenho confiança vamos viver, oferecendo treinamento, qualificação, cursos, disponibilidade de recursos”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS