Durante reunião com Siprosep, Wladimir anuncia calendário de pagamento
08/02/2021 16:37 - Atualizado em 08/02/2021 18:49

Servidores reivindicam salário atrasado
Servidores reivindicam salário atrasado / Genilson Pessanha

Uma comissão de representantes dos servidores públicos municipais participou, nesta segunda-feira (8), de reunião com o prefeito Wladimir Garotinho, na sede da Prefeitura de Campos, para discutir pagamentos atrasados. Em sua rede social, durante o encontro, o prefeito anunciou que o pagamento do mês de janeiro será feito a partir desta terça-feira (9), começando pela Educação, que ele já havia divulgado na última semana. Na quarta (10), recebem os aposentados. Já na quinta-feira (11), servidores das demais categorias, terminando, na sexta (12), com o pagamento dos trabalhadores RPA´s. O pagamento do 13º dos servidores continua na Justiça. O município foi notificado novamente e tem o prazo de dez dias, a partir desta semana, para se manifestar sobre a ação do Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos Municipais (Siprosep).

Quatro representantes do Siprosep, incluindo a presidente, Elaine Leão, e o advogado do sindicato fizeram parte do grupo que se reuniu com o prefeito e o vice-prefeito, Frederico Paes, no final da tarde desta segunda. Na frente da Prefeitura, servidores e aposentados aguardaram o final do encontro para, em assembleia, definir se as datas apresentadas pelo poder público seriam satisfatórias para todos. A aprovação foi unânime.

Ao fim da reunião, Elaine Leão disse que o Siprosep tinha o objetivo de sair do encontro desta segunda já com o calendário anual de pagamento dos servidores, o que não aconteceu. Entretanto, a presidente do sindicato informou que um segundo encontro com o prefeito está marcado para o dia 25 de fevereiro, quando as datas serão definidas e votadas pelos servidores em nova assembleia.

— No dia 25 de fevereiro, nós vamos retornar para pegar o calendário de todo o ano e acabar com essa agonia que estávamos vivendo. O 13º está na Justiça, e o prefeito vai trazer (a data do pagamento) junto também. Por enquanto, não tiramos a ação até que tudo se resolva. O juiz mandou notificar novamente, por ser uma nova gestão, para eles falarem dentro da ação. No dia 25, quando o prefeito passar o calendário, se agradar a todos, nós votaremos e entraremos em acordo. Saímos hoje com o pagamento integral nesta semana. Menos um problema, graças a Deus — afirmou Elaine, aplaudida em seguida pelos servidores e aposentados.

Além do caso dos servidores e aposentados, que recebem integralmente da Prefeitura, os Agentes de Combate à Endemia (ACEs) e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) do CCZ questionaram sobre o repasse da verba federal destinada à categoria. Segundo os trabalhadores, eles recebem uma parte da Prefeitura e uma parte da verba do governo federal, que já foi depositada e ainda não teria sido repassada.

— Meu salário de janeiro está atrasado. Do 13º, a gente só recebeu 25% na gestão passada. A nossa verba é federal, assim como o Fundeb, que é a verba dos professores. Eu tenho todos os valores referentes a 2020. Em novembro, foi depositado um dinheiro que poderia ser pago como o nosso 13º porque a verba veio dobrada. Em fevereiro, a verba veio com reajuste. Mas estamos nessa penúria ainda. Não recebemos nosso salário e não há previsão. Estão colocando a gente no mesmo patamar dos outros servidores, como se a gente não tivesse um dinheiro vinculado para o nosso pagamento. O Siprosep irá marcar uma reunião específica com os agentes, na qual trataremos desse assunto. Vamos aguardar. Espero que o prefeito resolva a situação o mais rápido possível. Confiamos que a gestão vai conseguir resolver — declarou o agente de combate à endemia Marcos Rangel, de 28 anos, que também é representante da categoria. 


  • Manifestação de servidores em frente à Prefeitura

    Manifestação de servidores em frente à Prefeitura

  • Manifestação de servidores em frente à Prefeitura

    Manifestação de servidores em frente à Prefeitura

  • Manifestação de servidores em frente à Prefeitura

    Manifestação de servidores em frente à Prefeitura

  • Manifestação de servidores em frente à Prefeitura

    Manifestação de servidores em frente à Prefeitura

  • Manifestação de servidores em frente à Prefeitura

    Manifestação de servidores em frente à Prefeitura

Fotos: Genilson Pessanha

ÚLTIMAS NOTÍCIAS