Ethmar Filho: Recorde de Grammys
Ethmar Filho 20/01/2021 15:48 - Atualizado em 20/01/2021 15:48
Sir Georg Solti foi um dos maestros mais brilhantes deste século e uma figura importante da cultura musical na Europa e nos Estados Unidos. O grande maestro fez as primeiras gravações para a Decca em 1947, como pianista, com "Kulenkampff" (sonatas para violino de Brahms e Beethoven), e como maestro da Orquestra Tonhalle de Zurique ("Abertura Beethoven Egmont"). Ele continuou como um artista exclusivo da Decca por mais de meio século e deixou um vasto legado de mais de 250 grandes gravações — incluindo 45 óperas completas —, principalmente com a Filarmônica de Viena, a Filarmônica de Londres e as Orquestras Sinfônicas de Chicago e Londres. Ele ganhou muitos prêmios internacionais por suas gravações, incluindo 32 prêmios Grammy — mais do que qualquer outro artista clássico ou popular.
Sir Georg estudou piano, composição e condução com Bartók, Dohnányi, Kodály e Leo Weiner, na Liszt Academy de Budapeste. Embora tenha feito sua estreia como pianista, logo foi contratado como maestro pela Ópera de Budapeste. Em 1937, Toscanini o escolheu como seu assistente no Festival de Salzburgo. Antes do início da Segunda Guerra Mundial, Sir Georg foi para a Suíça como refugiado, voltando-se novamente para o piano para sua subsistência, e em 1942 recebeu o primeiro prêmio no Concours International em Genebra. Após a guerra, em 1946, ele foi convidado pelo governo americano para conduzir uma apresentação de Fidelio de Beethoven em Munique. O sucesso desta apresentação levou à sua nomeação como diretor musical da Ópera Estatal da Baviera, cuja qualidade e reputação ele restabeleceu firmemente nos seis anos seguintes.
Durante a sua gestão em Munique, o Festival de Salzburgo foi revivido, e Sir Georg apareceu lá, bem como em Viena, Berlim, Paris, Roma, Florença e Buenos Aires. Em 1952, o maestro Solti aceitou o cargo de diretor artístico e musical da Ópera Municipal de Frankfurt, onde permaneceu por nove anos. De 1961 a 1971, ele foi diretor musical da Royal Opera House, Covent Garden, e em 1992 foi nomeado diretor musical laureado. Durante sua gestão lá, ele alcançou fama internacional por suas performances de "Die Frau ohne Schatten", a estreia britânica de "Moses und Aron" e "Wagner's Ring". Com a Decca, ele fez talvez a gravação individual mais famosa de todos os tempos — todo o ciclo do Anel com a Filarmônica de Viena. Demorou sete anos para ser concluído, e foi a primeira gravação de estúdio completa.
A parceria notável do maestro Solti com a Orquestra Sinfônica de Chicago começou em 1954, quando ele liderou a orquestra no Festival Ravinia. Ele voltou a Chicago para participações especiais na Lyric Opera em 1956, regendo "Die Walküre", "Salomé" e "La forza del destino". Sua estreia no Chicago Orchestra Hall ocorreu em 9 de dezembro de 1965, e seus primeiros concertos como diretor musical foram em setembro de 1969. Como diretor musical Laureate, ele deveria conduzir o 1000º concerto da orquestra no início de outubro. Até sua morte, a agenda de apresentações de Sir Georg estava tão lotada quanto a de um homem com metade de sua idade, e ele tinha compromissos marcados até o século 21 — vejam a grandeza desse músico!
Por sua notável contribuição para a música, ele recebeu o título de cavaleiro da rainha Elizabeth II, da Grã-Bretanha, em 1972. De 1979 a 1984, ele serviu como maestro principal e diretor artístico da Orquestra Filarmônica de Londres e, posteriormente, como maestro emérito. Solti recebeu diplomas de doutor honorário em música da Oxford University, da University of London e das universidades de Durham, Leeds e Surrey; e nos Estados Unidos, das universidades Roosevelt e De Paul em Chicago, Yale e Harvard Universities, além da Eastman School of Music. Recebeu o título de doutor honorário em humanidades pela Furman University, Greenville, South Carolina. Um diploma honorário "em disciplinas de arte, música e drama" da Universidade de Bolonha completa a lista de títulos honorários.
Além do seu número recorde de Grammys, Sir Georg recebeu muitos outros prêmios importantes. Em 1989, ele recebeu a medalha de ouro da Royal Philharmonic Society, a maior homenagem musical da Grã-Bretanha (os destinatários anteriores incluem Johannes Brahms, Richard Strauss, Arturo Toscanini e Igor Stravinsky). Ele é um membro honorário do Royal College of Music de Londres. Em setembro de 1985, Sir Georg recebeu o título de professor honoris causa do ministro-presidente de Baden-Württemberg, na Alemanha. Ele também recebeu a Cruz do Cavaleiro Comandante (com distintivo e estrela) da Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha e o título de Humanidades Loyola-Mellon de 1987. Naquele ano, por ocasião de seu 75º aniversário, Solti recebeu a medalha de mérito, o maior prêmio de Chicago, e foi homenageado com a dedicação de um busto de bronze de sua imagem no Lincoln Park. Recebeu também a Ordem da Bandeira da República da Hungria e foi nomeado músico do ano pela Musical America.
Em outubro de 1998, pouco mais de um ano após sua morte, a vida e a música de Sir Georg Solti foram celebradas em um concerto especial gravado para TV e áudio no Royal Albert Hall de Londres. Mstislav Rostropovich, Angela Gheorghiu, Anne Sofie Von Otter, Maxim Vengerov e Zubin Mehta juntaram-se à Orquestra Filarmônica de Londres para a ocasião, que também arrecadou dinheiro para a recém-formada Fundação Solti, um fundo concebido por Sir Georg pouco antes de morrer, com esse objetivo de promover a educação musical e ajudar jovens talentos em todo o mundo. Uma placa agora adorna a casa de Budapeste onde Solti cresceu. As cinzas do maestro foram enterradas em Budapeste, ao lado do túmulo de Bartok.

Maestro Ethmar Filho – Mestre em Cognição e Linguagem

ÚLTIMAS NOTÍCIAS