Campos divulga primeira lista de vacinados contra a Covid-19
Paula Vigneron e Ícaro Abreu Barbosa 02/02/2021 20:33 - Atualizado em 04/02/2021 09:36
Vacinação ocorreu na Uenf
Vacinação ocorreu na Uenf / Genilson Pessanha
Em 14 dias de vacinação contra a Covid-19, a subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) aplicou a primeira dose em mais de 6,7 mil campistas. A Prefeitura liberou, nessa terça-feira (2), a lista parcial com nomes das pessoas que receberam a dose. A divulgação foi prometida pelo prefeito Wladimir Garotinho (PSD) no último dia 25, após a insatisfação de profissionais do Hospital Ferreira Machado (HFM) com a escala de imunização. No início desta semana, os trabalhadores da Saúde com mais de 60 anos começaram a receber a vacina.
Além dos servidores, idosos e deficientes institucionalizados também participam desta etapa da imunização contra o coronavírus, que já matou e infectou, respectivamente, 668 e 18.847 pessoas. Ainda não há previsão de ampliação do calendário de vacinação. Os leitos de UTI e clínicos aptos para tratamento estão com 69,7% e 47,1% de ocupação, respectivamente. O município permanece na fase amarela, com novas flexibilizações.
A subscretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde informou que, até essa terça-feira (2), a primeira dose da vacina foi aplicada em 6.782 pessoas, “entre profissionais de Saúde da linha de frente do combate à Covid-19 e com idade acima de 60 anos, afastados por força de decreto municipal, idosos institucionalizados e deficientes institucionalizados”. Quanto ao cronograma de vacinação, o órgão explicou que “segue os critérios do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e orientações da Secretaria Estadual (SES-RJ)”.
Ainda de acordo com a subsecretaria, é necessário aguardar “o Ministério da Saúde liberar mais doses da vacina ao estado e, consequentemente, ao município, para que a vacinação possa ser ampliada para os demais integrantes do grupo prioritário da primeira fase do PNI, incluindo idosos acima de 75 anos. O município ainda não foi informado sobre o envio de novas remessas de vacina”. A secretaria de Estado de Saúde informou, no entanto, que novas doses serão entregues nesta quarta-feira (3) aos municípios do interior do Rio de Janeiro.
Novo esquema — Nessa terça-feira, no segundo dia de campanha destinada aos servidores com mais de 60 anos, eles participaram da vacinação em esquema de drive-thru, no estacionamento da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). No local, além dos enfermeiros, estiveram presentes membros da Vigilância Sanitária e agentes da Guarda Civil Municipal.
— É uma felicidade sem fim estar participando desse dia histórico de vacinação aqui. Nós sabemos a importância de estar vacinando a população e estar seguindo o calendário do Ministério da Saúde. Campos já está bem adiantada nesse cronograma. Já vacinamos todos os profissionais de saúde da linha de frente e agora os idosos da área da Saúde. Isso é muito importante porque não podemos parar. À medida que for chegando vacina, nós temos que ir aplicando e imunizando a população de acordo com o calendário — explicou a chefe da Vigilância Sanitária, Vera Cardoso de Melo.
Ela também destacou que as pessoas têm que ter “um pouquinho de paciência’, continuar em casa e não se envolver em aglomerações. “A primeira dose não significa que a pessoa está protegida. Tem que esperar segunda dose. E tem que esperar mais 20 ou 30 dias depois da segunda dose para realmente você ter a imunidade que todo mundo está querendo alcançar”, reforçou.
Novo decreto apresenta mais flexibilizações
Em novo decreto publicado nessa terça-feira, a Prefeitura de Campos manteve a fase amarela, de atenção máxima, no plano de retomadas das atividades econômicas e sociais e apresentou novas flexibilizações. De acordo com a publicação, passam a ser liberadas atividades de música ao vivo com dois componentes, vedado espaço ou pista de dança; e o serviço de atendimento infantil no modelo “hotelzinho”, estando vedado o formato de creche. O novo decreto, que vale até o dia 8 de fevereiro, também informa que as atividades econômicas de preparação de comemorativos e serviços de buffet e congêneres, com limitação de convidados em 100 pessoas, estarão liberadas após 18 de fevereiro de 2021, desde que não haja mudança para fases laranja ou vermelha.
Ainda segundo o documento, fica mantida a redução em 30% da capacidade de circulação de pessoas em ônibus, vans e outros meios de transporte coletivo. Táxi e carros de aplicativo devem circular com os vidros abertos. O mesmo percentual de redução é válido para atendimento em bancos, lotéricas, correios e congêneres, cabendo à gerência a responsabilidade de organizar as filas externas e evitar aglomerações.
O decreto mantém a suspensão de atividades de teatros, cinemas e congêneres, além de festas, shows com música ao vivo, bandas e similares. Também seguem suspensas as aulas dos estabelecimentos públicos, privados e congêneres. O retorno de todas as atividades citadas deverá ser por meio de estudo de impacto e decreto específico.
Quanto aos servidores do município, fica mantida a flexibilização temporária da atividade de trabalho presencial na administração direta ou indireta, podendo cada órgão adotar o regime home office e fazer escala de atendimento presencial para evitarem aglomerações.
Secretaria de Saúde envia doses de vacinas
A secretaria de Estado de Saúde (SES) iniciou, nessa terça-feira, a entrega da segunda dose da vacina CoronaVac para os 92 municípios do Estado. As 244.560 doses do imunizante são reforço da primeira dose disponibilizada para as secretarias municipais de Saúde, no último dia 19 de janeiro, garantindo que o esquema vacinal seja cumprido no intervalo de 21 dias.
Na manhã dessa terça-feira, caminhões levaram doses da vacina para as cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Maricá e São Gonçalo. Para os demais 88 municípios, a entrega será realizada nesta quarta, por via aérea. A partir das 7h, cinco aeronaves, sendo uma da secretaria de Polícia Civil, duas do Corpo de Bombeiros e duas do governo do Estado, iniciam a operação para a distribuição. A logística prevê que um helicóptero atenderá mais de um município.
Uma nova remessa, com 42.400 doses de CoronaVac, também será enviada aos municípios para que sejam utilizadas como primeira dose, ampliando a cobertura do público prioritário, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde e orientação da SES aos municípios. O quantitativo referente à segunda dose para essas pessoas está reservado e será enviado dentro do prazo para aplicação.
Outras 7.350 doses da vacina Oxford/AstraZeneca também serão encaminhadas para unidades de saúde da rede estadual e militar. Os imunizantes vão reforçar a vacinação dos trabalhadores de saúde da linha de frente do atendimento a pacientes com Covid.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS