Programa Ambiental da GNA inspira criação do livro "O Casamento na Restinga"
- Atualizado em 11/02/2021 14:52
A GNA realizou, nesta quinta-feira (11), na área externa do Espaço de Diálogo, em Cajueiro, São João da Barra, o lançamento simbólico do livro “O Casamento na Restinga”. A obra do autor André Pinto foi inspirada no Projeto Preservação e Recuperação da Restinga da GNA, fruto do Programa de Educação Ambiental (PEA) desenvolvido pela companhia no município.
O livro aborda, de forma lúdica, a fauna e flora da restinga localizada na RPPN Caruara, maior unidade de conservação privada do país com o objetivo de proteger o ecossistema de restinga.
Além de apoiar o lançamento do livro, a GNA patrocinou a impressão de 250 livros que serão distribuídos entre os participantes dos projetos e nas escolas municipais de São João da Barra. A diagramação do livro foi doada pela JGP, empresa de consultoria que executou o PEA.
 
O evento de lançamento foi restrito a poucos convidados e seguiu todos os protocolos de saúde e segurança por conta da pandemia da Covid-19. Estiveram presentes representantes do projeto, da prefeitura e da própria empresa. “O lançamento do livro “Casamento da Restinga” nos enche de orgulho, pois ele é um dos frutos dos projetos de educação ambiental que a GNA vem apoiando. É uma obra linda que retrata um pouco da riqueza do ecossistema de São João da Barra”, acrescenta Ana Weisz, Gerente de Responsabilidade Social da GNA.
 
Desde 2018 a GNA desenvolve, com o apoio da Prefeitura de São João da Barra, o Programa de Educação Ambiental para as comunidades e para os trabalhadores de suas obras. Entre os anos de 2019 e 2020 foi desenvolvido o curso de formação de Agentes Multiplicadores Ambientais que deu origem a três projetos pilotos que estão sendo colocados em prática pelas comunidades: Preservação e Recuperação da Restinga; Eco Roça; e Saneamento em Foco.
André Pinto é Bacharel em Administração, Técnico em Turismo, Pós-graduado em Museografia e Patrimônio Cultural, cofundador da ONG Ambiental COCIDAMA, membro da Academia Pedralva Letras e Artes, contador de histórias, escritor, poeta, contista e pesquisador de história local. Atua no Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, em Atafona, como monitor e Guia de Turismo. Publicou, participou e colaborou com diversas obras literárias e esquetes locais. Também é voluntário, certificado pelo Canadian Wildlife Service no Programa Mundial USGS (Science for a Changing World). Tem artigos específicos sobre turismo, geologia e educação ambiental publicados em Seminários e Congressos brasileiros.
A GNA – Gás Natural Açu é uma joint venture formada pela bp, Siemens, SPIC Brasil e Prumo Logística, controlada pela EIG Global Energy Partners, dedicada ao desenvolvimento, implantação e operação de projetos estruturantes e sustentáveis de energia e gás. A empresa constrói no Porto do Açu (RJ) o maior parque termelétrico a gás natural da América Latina. O projeto compreende a implantação de duas térmicas movidas a gás natural (GNA I e GNA II) que, em conjunto, alcançarão 3 GW de capacidade instalada. Juntas, as duas térmicas irão gerar energia suficiente para atender cerca de 14 milhões de residências. Além das térmicas, o projeto compreende um Terminal de Regaseificação de GNL (Gás Natural Liquefeito), de 21 milhões de metros cúbicos/dia. O investimento total no projeto é de cerca de R$ 10 bilhões.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS