Mobilização em Macaé contra redistribuição dos royalties
Aldir Sales 23/08/2019 22:13 - Atualizado em 04/09/2019 17:21
Divulgação
Com a maior arrecadação do Norte Fluminense – superior a Campos, mesmo com a metade da população – Macaé também entrou na mobilização contra a partilha dos royalties do petróleo. Líder da bancada de oposição, o vereador Maxwell Vaz (SD) criou um abaixo-assinado online (https://bit.ly/2L56kUt) para entregar ao Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, marcou para o dia 20 de novembro o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que vai analisar o caso.
O parlamentar participou, na última segunda-feira, da audiência pública na Câmara de Campos sobre os impactos de uma possível nas mudanças na repartição dos royalties e usou a palavra na tribuna do Legislativo macaense para cobrar união de todas as correntes políticas.
— É um ataque covarde à República quando separa os direitos adquiridos de alguns estados. O Estado do Rio pode perder nos próximos anos R$ 80 bilhões na arrecadação. Nosso gabinete elaborou um abaixo assinado virtual porque ele nos favorece na coleta de assinaturas, além de ter credibilidade. Vamos juntar esses esforços com outras Câmaras, com outros municípios e vamos entregar esse abaixo-assinado no STF. Temos que articular com nossos deputados, dizer que Macaé está aqui. Queremos ver sua luta, sua articulação — declarou Maxwell.
Durante a audiência em Campos, o gerente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Pedro Além também chamou a atenção que se não houver investimento nos chamados campos maduros na Bacia de Campos, a produção da região voltará ao mesmo patamar registrado na década de 1990. “Só que com a população de 2020, que demanda muito mais serviços públicos e sem os recursos compatíveis”. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS