Campos já soma 20 mil alunos praticando esportes
02/07/2019 20:41 - Atualizado em 10/07/2019 14:28
Em dois anos e meio, Campos alcançou a marca de 20 mil alunos em 50 modalidades esportivas nos 48 polos de atendimento da prática esportiva que vem conquistando o campista, que abraçou projetos pioneiros como o Via Esporte da Arthur Bernardes. No projeto, a Prefeitura de Campos, através da Fundação Municipal de Esportes (FME), determina o fechamento da avenida ao fluxo de veículos todos os domingos de 8h às 13h, para que a população possa praticar uma atividade física. O espaço também é palco de várias ações educativas como combate à pedofilia, educação no trânsito, entre outras. Outro projeto que entrou no gosto popular é o Caminha Campos, que incentiva a caminhada ao ar livre e descoberta das belezas naturais.
A retomada dos Jogos Estudantis de Campos (JECs) entra na terceira edição este ano, após 10 anos de paralisação, e também vem contribuindo para a prática esportiva.
— Os alunos cobram nas unidades de ensino a participação nos Jogos, aquecendo assim, o mercado de profissionais. Depois de quase 25 anos, o a FME resgatou o Campeonato Campista de Natação reunindo cerca de 200 atletas e este ano deve dobrar. Somente nas aulas de natação e hidroginástica são 4,5 mil alunos em 18 piscinas”, frisou o presidente da FME, Raphael Thuin.
Entre os polos de atendimento, a sede da fundação, Farol de São Thomé, Goitacazes, Morro do Coco, Travessão, Santa Cruz, Dores de Macabu, Centro Esportivo da Escola - CEDEs, praça públicas e campos de futebol.
— O resultado já pode ser comprovado na lista de presença nos pontos de atendimento esportivo. Fizemos parceria com instituições como Apae, Apoe, Degase, e Educandário São José Operário e Lar Fabiano, massificando o esporte e priorizando a qualidade de vida. A população também utiliza o espaço dos CEDEs nos finais de semana — destacou Thuin.
Outra atividade que vem crescendo são as 12 escolinhas de futebol de campo na área central e distritos e a previsão é chegar até o final deste ano a 20 escolinhas, uma atividade esportiva que é tem grande aceitação entre meninos e meninas. Dos quase 400 alunos já inscritos, cerca de 10% são meninas. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS