Pesca em busca de recursos na Europa
03/07/2019 21:43 - Atualizado em 10/07/2019 14:23
Com objetivo de atrair recursos estrangeiros para proporcionar oportunidades aos piscicultores e aumentar a produção do pescado em todo o Estado, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa), Eduardo Lopes, e o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Vicenildo Medeiros, embarcaram para a Europa.
Eles vão cumprir uma série de compromissos com entidades internacionais em Portugal, França e Suíça, interessadas em destinar verba para que o “Inclusão que Vem das Águas” (IVA), seja implantado na prática.
O projeto IVA tem como principal objetivo a inclusão social e econômica a partir da aquicultura. Espécies como tilápia, rã-touro e camarão serão cultivadas.
A proposta visa, também, alcançar famílias em vulnerabilidade social e econômica gerando cerca de 20 mil empregos diretos e 60 mil indiretos em todo o estado do Rio de Janeiro. De acordo com o presidente da Fiperj, o programa é inovador e fortalece a disseminação de novas tecnologias aos pequenos agricultores e piscicultores, como também a otimização do uso da água na produção de alimentos.
— Estamos empenhados em conseguir recursos para colocar em prática esse programa pra incentivar o crescimento de aquicultura e da pesca no Rio de Janeiro. Essa viagem vai servir para estreitar a parceria da Fiperj com instituições estrangeiras que, entre outros serviços de consultoria, vem auxiliando a fundação na elaboração e captação de recursos para projetos de fomento da atividade em todo o território fluminense — disse Vicenildo Medeiros.
O Estado do Rio de Janeiro tem um litoral de aproximadamente 635 Km de extensão, tendo a desembocadura do Rio Itabapoana como limite ao norte fluminense, divisa com o Estado do Espírito Santo, e a Ponta de Trindade, no extremo sul, na divisa com o Estado de São Paulo. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS