Vinhos Especiais: A Serra do Sudeste
06/07/2019 09:47 - Atualizado em 06/07/2019 09:49
BNB Exclusivo
Disciplina, amor ao vinho, boa vontade e conhecimento do colunista garantem sucesso deste espaço semana após semana.
Coluna de Vinhos Nº 6
Por João Ricardo Rodrigues
SA Serra do Sudeste
Seguindo na apresentação das sub-regiões vinícolas do Rio Grande do Sul, vamos conhecer um pouco da Serra do Sudeste, região de campos com relevo de ondulações suaves ou moderadas chamadas coxilhas, que só recentemente começou a se dedicar ao setor vitivinícola.
A Serra do Sudeste possui cerca de 30 municípios, sendo que os principais nomes da viticultura são Encruzilhada do Sul, Pinheiro Machado e Candiota (esta, mesmo próxima a Bagé é considerada como pertencente à Serra do Sudeste e não Campanha).
O marco histórico se dá com os estudos de zoneamento (que estabelecem o perfil do terroir e sua vocação viticultural) se deu nos anos 70, através do Instituto de Pesquisas Agrícolas-RS, seguido da implantação de vinhedos pela Cia. Vinícola Riograndense na década de 80.
Reconhecida sua natural vocação para o plantio de uvas viníferas nos anos 90, está sub-região se tornou um polo experimental, hoje contando com 44 cultivares diferentes e teve nos anos 2000 sua efetiva "brotação" (para usar um termo vitícola).
A Serra do Sudeste se transformou, pouco a pouco, numa área de plantio que abastecia com uvas as vinícolas de outras regiões, sobretudo a Serra Gaúcha, sendo, portanto, mais uma região vitícola do que vinícola. As únicas vinícolas que elaboram seus vinhos na região são a Bodega Czarnobay, fundada em 2012 em Encruzilhada do Sul e a Terrasul, em Pinheiro Machado.
Do ponto de vista da noção de terroir, está sub-região possui solos de origem granítica e sedimentar, com presença de calcário e pobre em elementos orgânicos, lembrando que as boas videiras dão em todo o mundo da vitivinicultura, os melhores frutos em condições naturalmente difíceis.
As uvas que melhor se adaptaram lá foram as tintas Cabernet Sauvignon, Merlot e Tempranillo, mas merecem destaque os esforços feitos com Tannat, Touriga Nacional, Alicante Bouschet e Ancelotta. Entre as castas brancas, a Chardonnay, a Sauvignon e Pinot Gris (ou Pinot Grigio).
Hoje em dia, podemos destacar o investimento local de vinícolas como Casa Valduga, Angheben, Lídio Carraro, Chandon do Brasil e Cooperativa Aliança. A Miolo, com a chegada de novos investidores, estabeleceu parceria com a Bueno Bellavista Estate, em Candiota.
Trata-se, portanto, de uma região ainda em sua fase inicial de florescimento que deve ao longo dos anos, com muitos estudos e provas, chegar a um caráter próprio de identidade.
 
A Uva
ATempranilloé uma casta de uva para a produção de vinho tinto especialmente, oriunda da Península Ibérica, especificamente daEspanha, onde sua presença é predominantee da qual se tornou a uva nobre, seu nome vem da palavra espanhola “temprano”, que significa “cedo”, e faz referência ao seu amadurecimento precoce, pois normalmente é uma das primeiras uvas tintas a ser colhida, uma faceta que a torna versátil e apta para ser cultivada em climas diferenciados.
No Brasil, a uva Tempranillo vem sendo plantada na região de Campanha e na Serra do Sudeste no Rio Grande do Sul, onde já podemos encontrar exemplares que surpreendem os paladares.
Seus vinhos, geralmente, são ricos e mesclam elegância com robustez; evidenciam a presença marcante de frutas vermelhas e sabor picante; são aromáticos, bem estruturados e desenvolvem complexidade com a idade e com amadurecimento em barricas de carvalho.
A Tempranillo é versátil: bem como grande parte das uvas tintas, ela pode ser vinificada sozinha ou em corte, resultando, de qualquer maneira, em vinhos mais redondos, aveludados e complexos. Sua harmonização vem de encaixe perfeito com carnes defumadas ou grelhadas, queijos, massas e pratos da cozinha Mexicana.
 
A Vinícola
A Lidio Carraro é uma vinícola boutique de propriedade familiar, de descendentes de imigrantes italianos que se dedica no ramo da viticultura há mais de cinco gerações. Inspirada na busca pela identidade e excelência do vinho brasileiro e comprometida a elaborar somente vinhos de Primeira Linha.
A Lidio Carraro surgiu no mercado quebrando paradigmas, com uma filosofia Purista, de resgate à essência e a integridade do vinho, todo o processo da Lidio Carraro é conduzido com o mínimo de interferência e o máximo respeito à expressão natural da uva e do terroir de origem
.
A vinícola possui dois terroirs privilegiados no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves e na Serra do Sudeste, em Encruzilhada do Sul.
Em 2001 a Lidio Carraro iniciou o mapeamento das parcelas e escolha do material genético ideal para a implantação dos primeiros vinhedos no município de Encruzilhada do Sul, na Serra do Sudeste do Rio Grande do Sul. Inicialmente as cepas escolhidas foram as “clássicas” Chardonnay, Pinot Noir, Merlot, Cabernet Sauvignon e Tannat, seguidas de variedades novas para verificar a adaptação e potencial como Malbec, Tempranillo, Touriga Nacional, Teroldego, Nebbiolo, entre outras ao longo dos anos.
É possível visitar a vinícola ao longo do ano para conhecer um pouco mais sobre a história da vinícola e da família Carraro, além de apreciar a linda paisagem. A visita é seguida de uma degustação e você pode conhecer a loja e comprar os vinhos que são produzidos ali mesmo.
 
O Vinho
LIDIO CARRARO DÁDIVAS TEMPRANILLO 2018
A cor apresenta um vermelho rubi com reflexos violáceos.
O aroma faz lembrar de frutas negras como a ameixa, chocolate e um leve aroma de couro.
Apresenta uma boa acidez e muito encorpado, sem ser pesado possui taninos aveludados e um sabor incrível de frutas vermelhas.
Temperatura recomendada 16° C
Teor alcoólico 14% vol
Fotos_-Analúcia Rodrigues
 
 
 
Como é um vinho jovem com poder de guarda sugiro a utilização do decanter* por pelo menos 1 hora.
O uso do decanter com este tipo de vinho expõe a bebida ao oxigênio, acelerando sua maturidade e ressaltando suas qualidades aromáticas e de sabor, suavizando a sensação dos taninos no nosso paladar.
 
 
Quem disse que vinho não harmoniza com hambúrguer?
A juventude, a intensidade aromática e os sabores de frutas vermelhas do vinho casam muito bem com a riqueza de sabores do cheese salada, com a fruta levemente ácida do tomate e frutado doce do ketchup.
Fotos_-Analúcia Rodrigues
 
Vinho adquirido na loja online da Vinícola Boutique Lidio Carraro
https://loja.lidiocarraro.com/vinhos-tintos/lidio-carraro-dadivas-tempranillo-2018
Fotos_-Analúcia Rodrigues
 
 
*O decanter foi criado para otimizar a experiência de degustação do vinho. Ele pode ser feito em diversas formas e materiais, porém, seu modelo tradicional apresenta uma base bem espaçosa e é feito de vidro.
Suas duas principais funções são:auxiliar na decantação dos pequenos sedimentos que ficam depositados no fundo das garrafas efacilitar a oxigenação do vinho.
DICA DA COLUNA
Evento importante sobre vinhos na Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio. Confira clicando AQUI

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]