Ponto Final - Expobarra de volta
12/06/2019 21:28 - Atualizado em 10/07/2019 15:00
Expobarra de volta
O Conselho Municipal de Turismo de São João da Barra publicou no Diário Oficial de ontem o calendário turístico e cultural de 2019. Chama atenção entre as atrações a retomada da Expobarra, exposição agropecuária do município. O evento não era realizado desde 2012, quando a prefeita Carla Machado (PP) encerrava seu segundo mandato e entregou, ainda sem concluir, o parque de exposições. A previsão é que a festa aconteça entre 29 de agosto e 1º de setembro. Segundo o secretário de Turismo de SJB, Edivaldo Machado, os preparativos estão em andamento e o local será o mesmo parque de exposições de 2012.
Preparação do espaço
Em 2013, o ex-prefeito Neco (MDB) alegou queda de receitas para cancelar o evento, que ficou “na geladeira” até agora. Ele, inclusive, passou a contestar as obras do parque de exposições, não retomou e, consequentemente, não utilizou o espaço. Alexandre Magno, atual secretário de Obras, garantiu que uma revisão será feita no prédio administrativo nas próximas semanas. Disse ainda que foi exigida a garantia da obra. Desta forma, assegura o secretário, o muro de toda a área do parque de exposições foi reforçado, evitando as constantes quedas. “Acabou aquele mistério de amanhecer pedaço de muro caído”, disse Alexandre.
Não procede
Um áudio começou a circular em grupos de WhatsApp, ontem, informando que o novo modelo de transporte público de Campos vai ser implementado no sábado. Não procede. Primeiro, é necessário homologar a licitação do sistema alimentador. Hoje termina a fase de recurso do resultado da habilitação. A análise dos recursos acontece em cinco dias, só depois vem a escolha das linhas e, enfim, a homologação. A Prefeitura de Campos, informou o presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), Felipe Quintanilha, dará ampla publicidade a cada etapa, até a efetiva implantação do sistema.
Novidade
O município de Campos se credenciou no projeto Viver Mais, do Ministério da Mulher, da Família e do Desenvolvimento Humano. O programa tem como foco o envelhecimento saudável e segundo a superintendente municipal do Envelhecimento Saudável e Ativo, Heloísa Landim, Campos é a única cidade do estado do Rio a ter esse projeto já que no Brasil são 44 municípios contemplados. Ontem, Heloísa Landim participou de solenidade em Brasília junto com a vice-prefeita de Campos, Conceição Sant’Anna; o chefe de gabinete da vice, Maurício de Paula; e a gerente do Centro Dia do Idoso, Christiane Mazzini.
Visita
A vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio de Janeiro, Ana Tereza Basílio, estará em Campos nos dias 17 e 18 de junho a convite da Comissão OAB Vai à Escola. No primeiro dia, ela participará de visita ao Colégio Estadual João Pessoa, onde está previsto um bate-papo com alunos sobre “Direitos e deveres na cultura pela paz”. Ana Tereza também participa, às 19h30, de palestra na Universidade Cândido Mendes sobre o tema “Julgamento conforme o estado do processo”. No dia seguinte a palestra será realizada na Casa do Advogado, às 9h, com a reinauguração da Biblioteca e Sala de Estudos Dr. Walter da Silva.
Cobrança
Na primeira reunião da CPI do Gás na Alerj, na terça-feira, o deputado Rodrigo Bacellar (SD) firmou posição como relator da comissão. Entre as 15 perguntas que fez, quis saber da presidente da Naturgy, Katia Repsold, por que o GNV em Campos é tão caro. Segundo a diretora, o valor do gás distribuído pela empresa é fixo, mas o preço negociado aos consumidores fica a critério dos postos. A diferença de Campos para Itaboraí, por exemplo, é de R$ 0,80, lembrou ele.
Redução
O Ministério de Justiça e Segurança Pública divulgou ontem que houve uma queda de uma queda de 23% no número de homicídios registrados no país, no primeiro bimestre de 2019. A queda foi registrada nos nove tipos de crimes que compõem as estatísticas oficiais, na comparação com o mesmo período de 2018. Nos dois primeiros meses do ano passado, o ministério contabilizou 8.498 ocorrências de homicídios dolosos e esse número caiu para 6.543 em 2019.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS