Suposta ameaça de ataque em escola é investigada pela Polícia Civil
Virna Alencar 15/04/2019 17:25 - Atualizado em 15/04/2019 20:50
134ª DP (Centro)
134ª DP (Centro) / Isaias Fernandes
Uma suposta ameaça feita por um adolescente de 16 anos, aluno da Escola Estadual Doutor Cesar Tinoco, na localidade de Santa Cruz, em Campos, foi registrada por volta das 11h desta segunda-feira (15), na 134ª Delegacia de Polícia (Centro). Segundo a Polícia Civil, na última sexta-feira (12), o adolescente teria enviado a seguinte mensagem para uma colega de classe: “Eu acho que vou pegar uma arma e matar todo mundo da sala só de brincadeira e vou começar pelas meninas e depois os machos”. Este não é o primeiro registro desse tipo de ação em Campos. Na última terça-feira (9), outro adolescente ameaçou entrar armado no Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Censa). Outros casos ocorridos no município seguem em investigação.
A diretora da escola, que não foi identificada, disse aos policiais que tomou ciência do fato pela manhã e imediatamente decidiu fazer o registro de ocorrência nesta segunda-feira. O aluno, acompanhado dos pais, também prestou depoimento na delegacia. Ainda de acordo com a polícia, ele pediu desculpas e alegou ter sido uma brincadeira de mau gosto e que não sabia que sua atitude iria gerar tanta repercussão.
Em nota, a secretaria de Estado de Educação (Seeduc) informou que “não vai se pronunciar sobre o assunto especificamente. No entanto, cabe informar que há um protocolo estabelecido em reunião com a presença do Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Policia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Estado de Saúde e equipe técnica da Seeduc, de atuação imediata em caso de violência nas escolas. Assim que constatado qualquer ato infracional ou ameaça à integridade da comunidade escolar, a direção da unidade deverá acionar imediatamente a Polícia Militar e o Conselho Tutelar”, disse.
Outros — Em áudios compartilhados via WhatsApp, pais de alunos do Censa relataram que um estudante, que seria filho de um ex-policial militar, teria afirmado que iria entrar armado na escola. O suposto ataque armado viralizou nas redes sociais e mobilizou a escola e a polícia na terça-feira (9). Na ocasião, o titular da 134ª Delegacia de Polícia (Centro), Bruno Cleuder, informou que buscas foram feitas na casa do menor, com o consentimento da mãe, e, no local, foram apreendidos um aparelho celular e um notebook para investigação.
No início do mês, um texto afirmando que seria realizado um atentado foi deixado no computador da escola particular Externato Campista. Em março, um jovem e dois adolescentes, alunos da rede pública, foram detidos pela Polícia Civil após ameaças em redes sociais. Todos os casos ocorreram após o massacre de Suzano, onde 10 pessoas acabaram mortas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS