Nova temporada do Teatro de Bolso
Celso Cordeiro 05/04/2019 18:53 - Atualizado em 15/04/2019 21:14
Folha da Manhã
Foram selecionados dez espetáculos para a nova temporada do Teatro de Bolso que se inicia neste mês e terminará em junho. O Diário Oficial divulgou o resultado do edital de Chamamento Público de Ocupação Artística e Cultural do espaço neste semestre, tendo sido registrado uma grande procura por parte da classe artística de Campos. O chamamento realizado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, veiculado na edição dessa quinta-feira (4), foi referente aos meses de abril, maio e junho deste ano. Para o segundo semestre, serão avaliadas propostas já encaminhadas.
De acordo com o diretor do TB, Fernando Rossi, foi feita a avaliação, como proposto pelo edital. “Como a procura foi muito grande, não pudemos ofertar, por exemplo, dois finais de semana para um mesmo grupo. Nossa intenção é democratizar o espaço, com o máximo de grupos e estilos possível. Ficamos muito satisfeitos em ver o aumento da procura para apresentações teatrais, o que mostra um fortalecimento deste espaço. Tivemos um ano de 2018 de muito sucesso, com a comemoração dos 50 anos do Teatro de Bolso, e, agora, nossas expectativas são ótimas para a nova temporada”, destacou.
De acordo com a avaliação, os espetáculos contemplados são a peça teatral adulta “Irmanadas”, do Grupo Nós do Teatro, nos dias 25, 26, 27 e 28 deste mês. Em maio, a programação terá a montagem “Eu fui Macabéa”, do produtor Fábio Guilherme Azeredo Gomes, nos dias 02, 03, 04 e 05. Na sequência, a peça “O Segundo Armário”, da Cia. Banquete Cultural, nos dias 10, 11 e 12. O espetáculo de dança “Abrigo”, da Movimento Studio de Dança, será apresentado nos dias 17 e 18 de maio.
Por sua vez, o teatro infantil não poderia faltar e a peça “Amaluza”, produzida por Silvano Motta Tavares, será apresentada no dia 19. A Cia Vocal Musicanto apresenta “Emoções” nos dias 23, 24,25 e 26. O espetáculo “1 Dia”, que traz a magia do circo no neopilates, será apresentado em 30 e 31 de maio e também em 01 e 02 de junho. A apresentação de dança “Tempos Líquidos”, da Movimento Cia de Dança, será nos dias 06, 07, 08 e 09 de junho.
O Grupo Contando Samba foi contemplado com os dias 13, 14, 15 e 16 de junho para apresentar “O Samba da Minha Vida”. Fechando a temporada, o espetáculo de teatro adulto “Traídas e Traidoras, Somos Todas Capitus”, produzida por Fabio Guilherme Azeredo Gomes, será apresentado nos dias 27, 28, 29 e 30 de junho.
Memória — Até hoje repercute a programação festiva dos 50 anos do Teatro de Bolso aberta em 6 de abril do ano passado com a produção carioca “O Porteiro”. Desde então, uma agenda repleta de realizações locais ocupou o teatro. Entre as primeiras apresentações esteve o Coral Municipal da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), além da palestra “Palco e Resistência: A Geração Teatro de Bolso e as suas lutas por hegemonia nos Anos dos 1980”, com Glauber Rocha.
A agenda de eventos continuou com a Cia. de Arte Persona, que apresentou o musical “Mil Tons de Minas”. O Grupo Cirandarte fez a festa para as crianças com “Olê, Olá, Vamos Festejar!”. A celebração também contou com a mesa de conversa “História do teatro de Campos” e com a performance poética musical “Sax Blues & Poesia”, com Arthur Gomes.
Marcando fortemente a programação, mais 30 atores se reuniram na leitura dramatizada de “O Mangue” do campista Osório Peixoto. A música marcou presença com “A Ópera do Samba” e “Carne Seca com Quiabo — Tributo a Jorge da Paz”. No foyer, houve a exposição do artista plástico Maycon Elioberto. Uma produtiva parceria trouxe à agenda o “Unirio Intercâmbio” com diversas mostras teatrais e oficinas. A dança fechou o mês de aniversário com “Campos Uma História Dançada”, da WR Agência e “Artigo 5º”, da Movimento Cia De Dança.
— Nós gostaríamos de ter recebido ainda mais ícones da história do Teatro de Bolso. Infelizmente nem todos puderam participar devido a outros compromissos fora da cidade e teve também quem não nos respondeu. Esta casa é do artista, está aberta para todos e gostaríamos de ter todos aqui, por isso, estivemos atentos ao fazer os convites — comentou Fernando Rossi.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS