"O filho da noiva" no Cineclube Goitacá
03/04/2019 17:52 - Atualizado em 15/04/2019 21:12
Hoje (3), às 19h, no Cineclube Goitacá, o advogado e publicitário Gustavo Oviedo apresentará o filme argentino “O filho da noiva” (2001), de Juan José Campanella, e assegura que a exibição servirá para dar uma trégua às produções recentemente exibidas que tinham grande densidade dramática. Refere-se aos filmes “A Queda — As Últimas Horas de Hitler” e “Elefante”.
— Escolhi apresentar “O filho da noiva” porque é um filme que contrasta com aqueles que foram apresentados nas semanas anteriores no Cineclube. Semana passada Aluysio (Abreu Barbosa) exibiu “A Queda”, e, na semana retrasada, Lucas Rodrigues apresentou “Elefante”. Ambos são filmes excelentes, mas de uma enorme densidade dramática. “O filho da noiva” é um filme argentino bem mais leve na sua proposta, uma comédia romântica com grandes atuações, que foi indicada para concorrer ao Oscar de melhor filme em 2002. Um filme para que essa semana os frequentadores do Cineclube Goitacá fiquem descontraídos — explicou.
Adiantou, ainda, que é protagonizado por Ricardo Darín, considerado a grande estrela do cinema argentino. Lembrou, porém, que neste filme “ele está secundado por outros dois atores tanto ou mais talentosos: Hector Altério e Norma Aleandro, que interpretam os pais do personagem de Darín. Essa dupla, aliás, protagonizou o filme ‘A História Oficial’, que levou o Oscar em 1986”.
A trama conta a vida de um dono de restaurante italiano em Buenos Aires, cuja mãe padece de Alzheimer. Estressado com a administração do estabelecimento e após sofrer um infarto, o protagonista pensa em largar tudo e começar uma nova vida longe da cidade. Mas nesse momento o pai o chama para que o ajude a realizar o sonho de sua mãe, que 44 anos atrás não conseguiu se cassar numa igreja.
— É o segundo filme de Juan José Campanella, um diretor com muito ofício e competência, que além de trabalhar na Argentina já dirigiu vários capítulos de seriados norte-americanos, como “Law & Order”, “Dr. House” e “Colony”, dentre outros. Ele viria a ganhar o Oscar em 2009 com o filme “O Segredo de seus Olhos” — observou. Sobre a situação atual do cinema feito na Argentina, Oviedo comentou: “Melhorou muito a partir da década de noventa, quando os primeiros formandos das escolas de cinema de Buenos Aires começaram a fazer seus trabalhos iniciais. Uma nova geração de técnicos, roteiristas e diretores, que entenderam as bases da linguagem cinematográfica (onde um dos seus princípios basilares é o de fazer filmes que agradem ao espectador). Isto deu como resultado algumas grande obras e sucessos de bilheteria, e também reconhecimento internacional”.
Segundo observações da crítica, “O filho da noiva” é um filme agridoce, em que se perde facilmente o limite entre o riso e o choro. Uma obra feita basicamente com um roteiro bem construído e excelentes interpretações de todo o elenco.
O acesso ao Cineclube Goitacá é gratuito e está localizado na sala 507, do edifício Medical Center, na esquina das ruas Conselheiro Otaviano e 13 de Maio, no centro da cidade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS