Movimento fraco após feriadão
Suzy Monteiro 06/03/2019 21:19 - Atualizado em 10/03/2019 10:24
Bancos e comércio voltaram às atividades, nesta quarta-feira, primeiro dia útil após o feriadão de Carnaval. Embora fechados desde semana passada, o movimento foi reduzido, especialmente na parte da tarde. Muitas lojas ficaram de portas fechadas, esticando mais um dia a folga provocada pela Festa de Momo. O movimento maior é aguardado para esta quinta-feira.
A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) chegou a confirmar que as agências bancárias do Estado do Rio não abririam na quarta-feira de Cinzas, em respeito à Lei estadual que decretou feriado bancário para todos os municípios fluminenses. Em outros estados do país, as agências permaneceriam fechadas para atendimento ao público apenas na segunda e terça-feira, abrindo na quarta a partir das 12h, como ocorre todos os anos.
Porém, mesmo com o anúncio, a Febraban ingressou na Justiça. Na tarde da última sexta-feira, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, suspendeu lei estadual do Rio de Janeiro que instituía feriado bancário na quarta-feira de Cinzas. Assim, os bancos tiveram que abrir ontem. O movimento, porém, foi fraco, já que muita gente não soube da mudança.
A Caixa Econômica chegou a enviar para seus clientes cadastrados uma mensagem informando que, “devido ao cancelamento do feriado bancário no RJ, contas com vencimento de 02 a 06 de março poderão ser pagas, sem acréscimo, na quarta-feira”.
As casas lotéricas tiveram um movimento mais intenso pela manhã, mas, à tarde, caiu. Muitas tiveram problemas no sistema e não puderam continuam funcionando e recebendo contas.
Depois de uma sexta-feira de movimento intenso, que se repetiu na manhã de sábado, o comércio recebeu poucos clientes. Muitas lojas optaram por não abrir, esticando mais um pouco o feriadão.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, Orlando Portugal, informou, anteriormente, que o funcionamento seria normal a partir das 8h.
— As pessoas estão pensando que o comércio não vai abrir, mas, a partir das 8 da manhã, as lojas vão estar abertas com promoções, descontos e preços baixos. O ano está agora realmente começando — disse o presidente da CDL.
Nesta quinta-feira, é esperado movimento maior tanto nos bancos, quanto lotéricas e comércio em geral, em função do início do mês, período em que vencem contas e, ainda, de recebimento de salários.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS