Árvore cortada gera queixas e Prefeitura alega risco de queda
15/02/2019 18:31 - Atualizado em 18/02/2019 15:02
Secretaria de Desenvolvimento Ambiental fez corte de árvore na praça do Sossego
Secretaria de Desenvolvimento Ambiental fez corte de árvore na praça do Sossego / Divulgação/Supcom
Uma árvore na praça do Sossego, em Campos, foi cortada pela secretaria de Desenvolvimento Ambiental  nesta sexta-feira (15), e gerou crítica da população. A Prefeitura informou que a árvore está morta e com risco de queda ampliado pela possibilidade de chuva deste período. Ainda de acordo com a Prefeitura, nas demais árvores do mesmo local foi realizada poda de regularização de crescimento, para garantir segurança à população e evitar que galhos pesados quebrem e caiam.
Nas redes sociais, várias foram as queixas em relação ao corte da árvore. "Campos dos Goytacazes contribuindo efetivamente para o aquecimento global e a piora da qualidade de vida de seus habitantes", disse Simonne Teixeira, em seu perfil no Facebook.
Ainda de acordo com a Prefeitura, na última semana, o engenheiro ambiental da secretaria de Desenvolvimento Ambiental vistoriou as árvores da praça e avaliou risco de queda de uma unidade, além do desequilíbrio de peso em algumas árvores. Também foi indicada a retirada de ervas de passarinho e a poda de levantamento para evitar que galhos fiquem baixos e atrapalhem a passagem de pedestres.
— O engenheiro ambiental constatou que havia no local uma árvore completamente morta, oca por dentro, e que apresentava risco de queda. Os técnicos fizeram a retirada da árvore e realizaram podas nas outras. Foi necessária a poda de regularização nas árvores que estavam com crescimento desequilibrado, o que também gera risco de queda, devido ao peso concentrado em algum dos lados — explicou o secretário Leonardo Barreto.
As árvores da praça do Sossego são da espécie “Ficus” (Ficus Benjamina), uma árvore exótica originária da Ásia, de crescimento rápido e muito susceptível ao ataque de parasitas como as ervas de passarinho e epífitas. A Prefeitura de Campos informou ainda que sempre que uma árvore necessita ser retirada, outra de espécie adequada à região urbana é plantada na cidade. Nos últimos dois anos, foi viabilizado o plantio de 20 mil árvores de espécies nativas e frutíferas. Através do projeto "Adote uma Árvore", da secretaria de Desenvolvimento Ambiental, e do Projeto Frutas no Quintal, da Superintendência de Agricultura.
Através do Adote uma Árvore, somente nesta semana, foram 30 mudas de árvores de espécies nativas e frutíferas plantadas na nova estrada da Codin, em Guarus. Neste mês de fevereiro, foram plantadas árvores na Avenida José Alves de Azevedo em substituição a outra que caiu; no Parque Imperial, adotada por um morador, entre outros pontos. Um novo plantio está programado para a próxima semana em Donana.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS