Ponto Final - Respostas do caso Dione Valentin são mais que necessárias
30/01/2019 10:13 - Atualizado em 04/02/2019 16:13
Caso Dione Valentin
A Polícia Civil continua com as investigações e as respostas são mais que necessárias no caso da morte do pequeno Dione Valentin. Na semana passada, no final da noite de terça-feira, ele morreu no Hospital Ferreira Machado (HFM), com pouco menos de um mês de vida. Na versão da mãe de Dione, Jéssica da Silva Valentin, a criança teria sido espancada pelo próprio pai, Lucas do Espírito Santo Pereira, de 21 anos. Ele está preso há oito dias. Ontem, a mãe de Lucas, Maria da Penha, também esteve na 134ª Delegacia de Polícia. Ela diz que o filho é inocente, sem responsabilidade sobre a morte do neto que ela nem chegou a conhecer.
Comoção e busca por respostas
A avó paterna defende a primeira versão que Lucas e Jéssica apresentaram ao levarem Dione, no sábado (19), primeiro ao Posto de Saúde do Farol e depois ao HFM: acidente doméstico. Só dois dias depois Jéssica acusou Lucas. Como a coluna destacou no dia 24, acreditar na inocência de qualquer suspeito, até que se prove em contrário, é o pilar de qualquer estado democrático de direito. Pela repercussão do caso, toda carga emocional que envolve, e até mesmo a revolta quanto à possibilidade de culpa do pai, as respostas precisam aparecer logo.
Novo Sicoob
O Sicoob Sul inaugura hoje mais uma agência em Campos, na avenida Raul Souto Maior, em Goitacazes, com um café da manhã às 9h. A cooperativa de crédito iniciou as atividades no município em 2016 e agora passa a contar com quatro agências. Além da nova, que está sendo inaugurada na Baixada Campista, já estão em funcionamento as unidades da Pelinca, Centro e Guarus. O Sicoob é o maior sistema cooperativo de crédito do país, direcionado a empresas e a pessoas físicas, trabalha com produtos com custos menores e os associados participam dos resultados.
Intensificado
O governo estadual informou que a operação Lei Seca intensificou as fiscalizações no interior do Estado do Rio nos primeiros dias do ano. Nesta primeira fase, as ações se concentraram na Região dos Lagos e no Norte Fluminense, além de municípios com elevados números de acidentes de trânsito, em razão da mistura álcool e direção. Somente este ano, já foram abordados mais de 1,7 mil veículos e detectados 180 motoristas embriagados em 12 blitzen realizadas.
Situação de rua
Basta andar com mais atenção em alguns pontos de Campos para perceber que o número de pessoas em situação de rua tem aumentado gradativamente. Para buscar meios de reinserção social a esse tipo de população, o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento para População em Situação de Rua de Campos realizou sua segunda reunião na última segunda-feira e discutiu a formação da comissão que vai elaborar o Regimento Interno.
Convocação
Os jovens, do sexo masculino, nascidos em 2001 devem fazer seu alistamento no Serviço Militar. Para realizar o procedimento, os candidatos podem acessar o site www.alistamento.eb.mil.br. Além do alistamento, o site oferece outros serviços, como: impressão e autenticação do certificado, acompanhamento e locais do alistamento. O prazo para fazer o procedimento sem multa termina no dia 30 junho. Para realizar via internet, o candidato preencherá os dados e, depois de concluído poderá retirar o certificado de alistamento militar também pelo site.
Lula
A Polícia Federal negou o pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para deixar a prisão temporariamente e comparecer ao enterro de seu irmão Genival Inácio da Silva, o Vavá, que morreu ontem. O sepultamento está marcado para as 13h de hoje, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. A PF lista questões de logística e de segurança para justificar a impossibilidade de não atender ao pedido. A juíza Carolina Lebbos, responsável pela execução da pena de Lula, ainda não tinha tomado a decisão final sobre o caso até o fechamento da edição.
José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS