Orla Segura segue até dia 10 de março
02/01/2019 20:20 - Atualizado em 04/01/2019 17:03
Secom - SJB
A Operação Orla Segura, que visa o ordenamento de toda a faixa litorânea de São João da Barra durante a alta temporada, e se estenderá até 10 de março de 2019, foi iniciada na última sexta-feira (28). Integram o projeto as secretarias municipais de Ordem Pública - por meio da Coordenação de Defesa Civil, Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal e Setor de Fiscalização e Postura - e a secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos.
Com abrangência do Pontal de Atafona ao Açu, a Operação envolverá serviços de salvamento aquático; proibição do trânsito de veículos na faixa de areia, com medidas preventivas, coercitivas, sanções administrativas e penais; controle dos ambulantes na orla; bloqueio físico nas possíveis entradas de veículos identificadas na faixa de areia e colocação de placas educativas; panfletagem e palestras de educação e sensibilização ambiental; soltura de tartarugas marinhas em parceria com o Porto do Açu e o projeto Tamar.
“Atuaremos para fazer prevalecer o cumprimento das leis e do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que proporcionará, além de preservação ambiental, uma maior segurança dos banhistas e demais frequentadores das praias”, disse o secretário de Ordem Pública, Rodrigo Machado.
Para o serviço de salvamento marítimo, serão disponibilizados 65 guarda-vidas distribuídos por 14 pontos do litoral, com suporte quadriciclos, um em Grussaí e outro no Açu, mais um jetski no Pontal. Também está incluído o suporte a cadeirantes nas passarelas de acessibilidade de Grussaí e Chapéu de Sol. O horário de atuação será das 8h às 17h de quinta a domingo e nos feriados de réveillon e carnaval. A Guarda Ambiental também irá operar utilizando quadriciclos.
O papel da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, de acordo com a secretária Joice Pedra, é promover a sensibilização ambiental junto à população, através de ações educativas que atendem à legislação ambiental vigente, o zoneamento de usos e atividades na zona costeira, dando prioridade a conservação e proteção dos ecossistemas e o respeito a todas as formas de vida. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS