Desfile de promessas e talentos
01/01/2019 19:22 - Atualizado em 03/01/2019 14:31
Maior vitrine nacional para revelação de novos talentos, a Copa São Paulo de Futebol Júnior contabilizará em 2019 sua 50ª edição. Ao longo de 23 dias, a partir de hoje, 128 clubes espalhados por 32 sedes irão movimentar os gramados do Estado. Seguindo a tradição, a grande final será realizada no Pacaembu.
Em quase cinco décadas, a competição acumula algumas peculiaridades. A inclusão de clubes de outros estados ocorreu somente a partir de 1971. Logo após assumir a organização, a Federação Paulista vislumbrou uma competição mais democrática, o que resultou em um completo sucesso, transformando-a no mais importante torneio de base do Brasil. O Flamengo foi o último campeão da Copinha em 2018.
Em quase cinco décadas de disputa, o campeonato se notabilizou pelo surgimento de diversos craques. Entre tantos que despontaram estão Raí, ídolo no São Paulo, que disputou a final de 1983 pelo Botafogo-SP. Dono de grande categoria, Djalminha foi campeão com o Flamengo em 1990, em um time tido como um dos melhores da história do torneio, que contava ainda com nomes como Junior Baiano, entre outros.
Um ano depois, o campeonato ficaria marcado pelo surgimento de Denner, que brilhou pela Portuguesa, e até hoje é lembrado como um dos jogadores mais habilidosos que o país já teve.
Mais recentemente, o torneio pode ostentar ter apresentado ao mundo Lucas Moura, atualmente no Tottenham, campeão com o São Paulo em 2010.
Em 2015, mesmo sem a conquista do título, Gabriel Jesus apresentou suas credenciais, após levar o Palmeiras até as semifinais da competição. Neste ano, ele disputou a Copa do Mundo como titular de Tite.
Forma de disputa - A competição será disputada em sete fases, sendo seis delas no formato de mata-mata e as duas últimas denominadas semifinais e final. Na Primeira Fase, os 128 clubes foram divididos em 32 grupos, nomeados numericamente (de 1 a 32), todos com sedes diferentes. As quatro equipes de cada grupo se enfrentam entre si em turno único.
Os dois melhores colocados avançam para a segunda fase. Na segunda fase, os primeiros melhores colocados encaram os segundos colocados, O vencedor do Grupo 1 mede forças com o segundo colocado do Grupo 2, sendo que o primeiro colocado do Grupo 2 joga contra o segundo do Grupo 1, e assim sucessivamente.
Nas fases subsequentes, as partidas seguem este formato, em jogo único. Em caso de empate serão observados os mesmos critérios da primeira fase.
A terceira fase vai ter 16 times e entra na reta final, caindo depois para oito, quatro e dois (finalistas). Assim sendo, o campeão da Copinha de 2018 totalizará nove jogos, no período de 23 dias. Pouco tempo para buscar a glória no futebol.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS