Primeiro dia do ano com duplo homicídio no Sovaco da Cobra
Catarine Barreto, Maria Laura Gomes e Virna Alencar 02/01/2019 10:23 - Atualizado em 04/01/2019 13:55
Delegacia de Guarus
Delegacia de Guarus / Isaías Fernandes
O primeiro dia de 2019 começou com violência em Campos. Um duplo homicídio foi registrado na noite dessa terça-feira (1), na comunidade Sapo II, no bairro Eldorado, uma região conhecida como Sovaco da Cobra. O bairro em que aconteceram os crimes, assim como os parques Santa Rosa, Santa Clara, Prazeres, Bandeirantes, Codin e Custodópolis, faz parte de uma das áreas de conflito mais perigosas do interior fluminense, conhecida como “Faixa de Gaza” entre policiais e comparada com a Síria. Estes foram os primeiros assassinatos do ano. Em 2018, foram registradas 221 mortes violentas na cidade.
Segundo a Polícia Militar, os agentes encontraram os homens já sem vida, em via pública, por volta das 23h, com marcas de tiro. As vítimas foram identificadas como Rodolfo Costa Rosa, de 22 anos, e Wanderson da Conceição Santana, cuja idade não foi divulgada. Um dos corpos estava na rua 27 e o outro, que tentou fugir, na esquina da rua 10.
Até o fechamento desta matéria, nenhum suspeito foi localizado. No local, moradores disseram apenas terem ouvido vários disparos de arma de fogo. Segundo a PM, os autores estariam em uma motocicleta de cor vermelha. O homicídio foi registrado na 146ª Delegacia de Polícia (Guarus) para investigação. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML).
Só no ano passado, Campos contabilizou 221 homicídios. Durante esse período, o Estado do Rio de Janeiro passou pela intervenção federal na Segurança Pública. O decreto foi assinado pelo então presidente Michel Temer, no dia 16 de fevereiro. A intervenção foi encerrada no último dia 31, totalizando 319 dias de ações.
Apesar da duração do decreto, a cidade de Campos recebeu apenas uma ação da intervenção federal, no dia 9 de agosto. A operação Cruzada foi concentrada em Guarus, local com grande incidência de crimes, e contou com a participação de dois blindados do Exército e um do Batalhão Operações Policiais Especiais (Bope).
Além disso, participaram da ação 800 agentes do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros e das polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, além da colaboração do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Na ocasião, trinta pessoas foram presas, entre flagrantes e cumprimento de mandados, e 100 casas de moradores que haviam sido expulsos foram retomadas.
No período da intervenção, a prioridade foi o combate ao roubo de cargas. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), o objetivo foi alcançado, com redução de 20% nos casos, em relação ao período de março a novembro de 2017. Houve queda também de 6% nos roubos de rua, 7% a pedestres, 8% de veículos e o número de homicídios foi reduzido em 6%. Por outro lado, houve aumento nos casos de lesão corporal seguidas de morte e também mortes por intervenção policial.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS