Campos outra vez de fora da Copa São Paulo
03/01/2019 21:31 - Atualizado em 10/01/2019 15:41
Há exatos 50 anos que acontece a Copa São Paulo de Futebol Junior, em várias sedes no território paulista. Neste meio século de existência, a maior vitrine das divisões de base do país tem reunido grandes clubes, outros sem nenhuma expressão. O torneio, no entanto, nunca contou com clubes de Campos.
O superintendente geral de futebol e técnico do Americano, Josué Teixeira, espera que o Cano alcance as condições para disputar a competição em breve.
— Os clubes que participam da Copa São Paulo são indicados pelas federações, que indicam as equipes pelo ranking nos campeonatos estaduais. Outros clubes são convidados pelas prefeituras das cidades-sedes. Esperamos que, já estando incluído na Série A, muito breve possamos disputá-la. Estamos nos preparando para isso. A Copa São Paulo é importante, traz maior visibilidade ao clube — disse.
Josué espera trabalhar a partir deste ano para montar uma equipe competitiva e fazer bonito na disputa, possivelmente em 2020
— Vamos retomar as atividades das equipes sub 15, 17 e 20, além das escolinhas, a partir de janeiro. Nosso foco está todo voltado para as competições deste ano para que, em 2019, tenhamos uma equipe competitiva visando disputar a Copinha em 2020. O Campeonato Estadual Sub 20 começa em abril e termina em outubro. Portanto, teremos quase um ano inteiro para as observações e a montagem de um grupo competitivo — afirmou.
O vice-presidente de futebol do Goytacaz, Carlos Lírio Barreto, atribuiu à Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) a não indicação de clubes que por mérito deveriam estar na competição. Em sua avaliação, são vários os aspectos que levam à composição das equipes que disputam a Copinha.
— No caso do Rio, os quatro chamados grandes já tem a sua vaga garantida. Mas a Federação poderia definir os outros indicados a partir de uma classificação das demais equipes no Estadual Sub 20. Se fosse por este critério, o Goytacaz teria entrado este ano porque nosso Sub-20 ficou à frente dos quatro grandes, apenas atrás do Nova Iguaçu, à frente do Madureira e do Boavista, que foram indicados pela entidade para disputar a Copinha — analisou.
Outro aspecto considerado por Carlinhos Barreto é o convite dos clubes pelas prefeituras das cidades-sedes, que envolveu a compra das vagas por times de empresários, sem nenhuma tradição.
Maior vitrine nacional para revelação de novos talentos, a Copinha entra em sua 50ª edição. O torneio reúne 128 clubes, divididos em 32 equipes, com quatro em cada chave. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para a 2ª fase, em sistema de mata-mata, com jogo único.
O futebol do Estado do Rio de Janeiro reúne sete clubes: Fluminense, Flamengo, Vasco, Botafogo, Boavista, Madureira e Volta Redonda.
Flamengo goleia; o Botafogo apenas empata
Atual campeão do torneio, o Flamengo estreou nesta quinta-feira com o pé direito na Copinha 2019. Com três gols e uma assistência do atacante Bill, o Rubro-Negro bateu o River-PI por 4 a 0, em Jaguariúna (SP). Rodrigo Muniz completou o placar. Com o resultado, o Flamengo assumiu a liderança do Grupo 15. O Trindade-GO é o segundo colocado.
— Eu nunca tinha feito três gols numa mesma partida pelo sub-20. Então é algo que ficará marcado na minha carreira. Representa muita coisa... —, disse Bill. O Flamengo não começou bem a partida. Criou muito pouco no primeiro tempo e foi para o vestiário sem balançar a rede, mas melhorou no segundo tempo.
O time volta a campo no domingo para enfrentar o Jaguariúna, às 16h.
Botafogo - Já o Glorioso não começou bem a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Nesta quinta-feira, os alvinegros ficaram no empate por 1 a 1 com o Horizonte-CE, em Franca, pelo grupo 9. Com os resultados, as duas equipes ficam com um ponto na classificação. Francana-SP e Cuiabá-MT ainda vão jogar na rodada. Após um fraco primeiro tempo, o Horizonte voltou melhor e abriu o placar com Vinícius. No entanto, nos minutos finais, o Botafogo chegou ao empate com Rhuan.
Na próxima rodada, o Botafogo terá pela frente o Cuiabá, no sábado.
O Vasco faz nesta sexta sua estreia na Copinha, contra o Carajás-PA, às 16h. O Fluminense também inicia a disputa, às 20h30, contra o Parnayba-PI. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS