PSL apoia Maia e Freixo se candidata
04/01/2019 10:54 - Atualizado em 10/01/2019 13:56
A um mês da posse dos deputados federais e senadores, o cenário na disputa pelas presidências das duas Casas Legislativas nacionais começam a esquentar. Líder da bancada fluminense do PSL, o campista Felício Laterça participou, nessa quinta-feira (2), da reunião geral dos parlamentares do partido para ratificar o apoio à reeleição de Rodrigo Maia (DEM) na Câmara dos Deputados. No entanto, também nessa quinta, Marcelo Freixo (Psol) lançou uma candidatura de oposição. O PT estuda um possível apoio ao psolista, mas, após a união PSL-Maia, descartou subir no palanque do democrata.
— Vamos seguir a orientação geral do partido sobre as definições em relação à presidência da Câmara — afirmou Laterça, que conheceu, nessa quinta, oficialmente o gabinete que ocupará a partir da posse do seu mandato, em fevereiro.
Por outro lado, o também deputado federal eleito pelo Rio Marcelo Freixo lançou sua candidatura à presidência da Câmara. “Sou candidato à presidência da Câmara dos Deputados por um amplo campo republicano e democrático que lutará para resgatar o espírito da Constituição. Vamos enfrentar a agenda de Jair Bolsonaro e Rodrigo Maia que aprofundará ainda mais as desigualdades no país”.
Segundo a coluna Expresso, da revista Época, Freixo procurou os presidentes do PT, Gleisi Hoffmann, e do PDT, Carlos Lupi, para a formação de uma frente de centro-esquerda. No entanto, de acordo o deputado carioca, as respostas não foram conclusivas, mas ele recebeu indicativos de que pode receber o apoio das duas legendas.
Senado — Após reunião com parte da bancada do PSL no Congresso, o presidente nacional do partido, deputado federal eleito Luciano Bivar (PE), realizou oficialmente o lançamento da pré-candidatura do senador eleito Major Olimpio (SP) à presidência do Senado. Olimpio afirmou que foi convidado formalmente por Bivar durante a posse do presidente Jair Bolsonaro e que tinha ficado de “amadurecer” a ideia. Ele chegou a divulgar um vídeo na quarta dizendo que aceitava a indicação, mas ainda não havia tido o anúncio oficial. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS