Theresa May vence votação e continua no cargo de primeira-ministra
16/01/2019 18:12 - Atualizado em 31/01/2019 16:04
Theresa May
Theresa May / Reprodução
Theresa May venceu de forma apertada a votação de sua moção de desconfiança e continuará no cargo de primeira-ministra britânica. A consulta foi realizada pelo Parlamento na tarde desta quarta-feira (16) e ela teve 325 votos a favor e 306 contra sua continuidade no cargo.
O resultado significa que a maioria do Parlamento confia que May tem capacidade para permanecer liderando o governo. Ela agora continua com a tarefa de negociar a saída do Reino Unido da União Europeia.
A moção de desconfiança foi proposta pelo líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, imediatamente após a rejeição do acordo do Brexit, na terça. A justificativa apresentada foi que, em dois anos de governo, May não conseguiu elaborar uma proposta boa o suficiente para ser aprovada pela maioria no Parlamento.
Após o anúncio do resultado, May disse estar satisfeita por a Câmara dos Representantes ter demonstrado seu apoio ao governo. Ela acrescentou que leva seu dever a sério e que o governo continuará trabalhando para entregar o resultado do Brexit.
A primeira-ministra anunciou ainda uma série de reuniões com líderes do Parlamento, com início esta noite. Ela afirmou que irá promover esses encontros com “espírito construtivo”. "Estou pronta para trabalhar com qualquer membro desta Casa para entregar o Brexit", disse.
Corbyn afirmou, porém, que antes de qualquer reunião o governo deve retirar da mesa a perspectiva de um Brexit sem acordo. Ele condicionou o diálogo à remoção dessa possibilidade.
A mesma questão foi abordada pelo líder dos Liberais Democratas, Sir Ed Davey, que afirmou que seu partido está disposto a dialogar, mas que um Brexit sem acordo não deve ser uma opção. Ele também disse que uma extensão do Artigo 50 - que adiaria a data da saída - não deve ser descartada.
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS