Soltura de tartarugas começa por Atafona
27/12/2018 21:00 - Atualizado em 04/01/2019 16:58
Soltura de tartarugas
Soltura de tartarugas / Divulgação
O Porto do Açu dará início a programação de solturas de tartarugas marinhas abertas ao público, nesta sexta-feira (28). Esta será a primeira de nove ações que serão realizadas em parceria com o Tamar e as prefeituras de São João da Barra e Campos, como parte da agenda de verão dos dois municípios, até 23 de fevereiro. A abertura das atividades incluirá uma palestra educativa seguida de soltura de filhotes, no Balneário de Atafona, às 16h. Para atingir toda a comunidade, as ações acontecerão em diferentes pontos da orla monitorada pelo Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas do Porto do Açu.
O objetivo da iniciativa é conscientizar moradores e turistas sobre a importância da preservação, através da educação ambiental. Segundo o analista de Meio Ambiente da Porto do Açu, Nayar Mendes, a ação ainda possibilita que sua equipe apresente à comunidade o Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas, que está completando 10 anos: “Nós desenvolvemos um trabalho muito bacana de proteção às tartarugas marinhas e entendemos a importância de compartilhar informação e conhecimento com a comunidade. As solturas abertas ao público são uma oportunidade de promover esta conscientização ambiental e contribuir para que a população compreenda que esta é uma missão de cada um de nós”, afirmou.
No programa, monitores percorrem diariamente 62 km de praia, registrando qualquer ocorrência relativa às tartarugas. O monitoramento abrange desde o Pontal de Atafona, em São João da Barra, até Barra do Furado, em Campos, atendendo a diretrizes técnicas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – Tamar e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS