Marinha e Bombeiros retomam buscas por professor em SJB
Verônica Nascimento 19/11/2018 09:40 - Atualizado em 24/11/2018 17:56
Divulgação Facebook
Equipes da Marinha do Brasil e do Corpo de Bombeiros reiniciaram, às 8h20 desta segunda-feira, as buscas pelo professor de educação física Julio Cézar Moreira Rodrigues, de 40 anos. “Não estamos medindo esforços, porque há um clamor social muito grande pelo encontro de Júlio, uma pessoa muito querida em São João da Barra”, declarou o comandante dos Bombeiros em SJB, tenente Alex Barcelos, que está pessoalmente envolvido nas buscas desde à tarde da última sexta-feira (16), quando o professor desapareceu praticando pesca submarina no litoral da praia do Açu. As buscas às 17h e seriam retomadas nesta terça, mas foram suspensas devido ao mau tempo. Elas devem ser reiniciadas nesta quarta-feira (21). 
Tenente Alex informou que uma embarcação de grande porte – um rebocador Telescopium – foi utilizada em alto mar com marinheiros e bombeiros. “E, embora as condições do mar não estejam próprias para navegação esta manhã, temos, ainda, três equipes de bombeiros atuando fora do rebocador: uma em embarcação de pequeno porte, com esteira, e duas por terra, em quadriciclos e viatura, percorrendo trechos da orla não frequentados, como de Quipari ao Açu, Farol e Barrado Furado e Barra do Furado a Quissamã”, complementou.
Amigos e parentes de Julio também estão mobilizados na tentativa de encontrá-lo em buscas por Campos, São João da Barra e Quissamã. Em redes sociais, pedem oração e, caso algum objeto de pesca submarina seja encontrado na orla sanjoanense, quissamaense e campista, que entrem em contato pelo telefone (22) 99836-9546.
Segundo a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros, o local onde Julio foi visto pela última vez fica a aproximadamente 18 quilômetros da costa, partindo da região portuária do Açu. “A profundidade é de quase 30 metros, e as ondas estavam em torno de um metro a um metro e meio. A correnteza muda de acordo com o vento. No dia do desaparecimento, a corrente estava de sul para leste, em torno de 10 quilômetros por hora”.
Afogamentos - Na última sexta-feira (16), 15 afogamentos foram registrados, entre o trecho de Chapéu do Sol e a lagoa de Grussaí. Para que o lazer não se torne uma tragédia, o comandante do Corpo de Bombeiros no município, tenente Alex Barcelos, alertou banhistas para cuidados principalmente no verão e feriados.
O comandante informou que o dia foi atípico, uma vez que o mar apresentou uma característica diferenciada devido à mudança de corrente e do vento. “A maré subiu, as valas ficaram mais extensas e a força da corrente estava muita. Essa combinação, num local onde o público é mais assíduo, como por exemplo, o Pólo Gastronômico, é comum que haja grande número de afogamento”, disse.
Além dos afogamentos, ele apontou que foram registradas 64 prevenções – que consistem na orientação aos banhistas sobre as condições do mar. O comandante ressaltou que aos finais de semana, 11 guardas vidas mantêm a segurança entre Chapéu do Sol e a Lagoa de Grussaí.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS