IMTT orienta ciclistas no calçadão
Verônica Nascimento 22/11/2018 15:53 - Atualizado em 24/11/2018 17:31
  • Ações de orientação acontecem desde quarta-feira

    Ações de orientação acontecem desde quarta-feira

  • Ações de orientação acontecem desde quarta-feira

    Ações de orientação acontecem desde quarta-feira

  • Conduta de alguns ciclistas foi flagrada no calçadão

    Conduta de alguns ciclistas foi flagrada no calçadão

Tornar o Centro Histórico de Campos um local visitado e apreciado e com uma movimentação maior no comércio, preservando a integridade física de pedestres. Esse é o objetivo do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), que, atendendo a uma antiga reivindicação de entidades comercias, iniciou, nesta quarta-feira (21), uma campanha de orientação quanto ao uso de bicicleta no calçadão. Educadores de trânsito já atuam no local, orientando ciclistas a não pedalarem em áreas exclusivas de pedestres e o IMTT está desenvolvendo um projeto de implantação, no próximo ano, além de para-ciclos tradicionais, um grande bicicletário público de grande porte.
A ideia, segundo o presidente do IMTT, Felipe Quintanilha, é desenvolver um modelo sustentável de bicicletário, a ser implantando, em parceria com a iniciativa privada, em área próxima à rua Sete de Setembro. Quintanilha diz que um levantamento será feito para se chegar a números, como o de bicicletas que ficam presas a monumentos, postes e bancos no calçadão, mas destacou que o trabalho mais importante é o de conscientizar ciclistas – e até motociclistas – sobre o tráfego dos veículos.
— De certa forma, com a falta de bicicletários, acabamos induzindo as pessoas a prenderem suas bicicletas nesses pontos e, por isso, a ação dos educadores de trânsito precisa ter caráter orientativo. Mas a gente tem de organizar, porque, como o próprio nome diz, é um calçadão, um local de caminhada, e o Centro de Campos é pequeno, não havendo necessidade de o ciclista disputar o espaço com o pedestre, de colocar a integridade física do pedestre em risco: ele pode descer e empurrar a bicicleta ou, se o calçadão é só passagem para o destino dele, passar pelas ruas próximas, pedalando. É uma questão de costume. Todos nós queremos um centro ordenado — comentou o presidente do IMTT.
Para Quintanilha, a campanha também reforça a segurança na área. “São mais agentes uniformizados, além de guardas municipais e policiais militares. Os educadores de trânsito são mais uma presença do poder público, gerando respeito e mais sensação de segurança. O Centro de Campos é belíssimo e rico em história e queremos incentivar as pessoas a terem essa visão”.
Nesta quinta, a equipe da Folha flagrou exemplos de conduta de ciclistas no calçadão. Entre eles, o pintor industrial Denilson Gomes, morador no Parque Leopoldina, que sempre vai ao Centro pedalando. “E passo pelo calçadão empurrando a bicicleta, porque é um espaço para a circulação de pedestres. Acho uma falta de consideração o ciclista que faz diferente”.
Fotos: Antônio Leudo
Vídeos: Verônica Nascimento

ÚLTIMAS NOTÍCIAS