Consumo de Leites e Derivados Melhora seu Coração
- Atualizado em 25/11/2018 09:35
googlesearch
Contrariando várias correntes mais recentes, pesquisas científicas indicam que o consumo de leite e derivados está associado à redução de doenças cardiovasculares e metabólicas.
Um estudo realizado no Reino Unido analisou o consumo regular de leite e alimentos derivados e, uma esperada correlação com aumento de doenças metabólicas, como diabetes e Síndrome Metabólica, além de avaliar marcadores de risco cardíaco (pressão arterial, gorduras sanguíneas, etc).
Surpreendentemente os achados mostraram uma relação mais que positiva entre o consumo regular de leites, requeijões e queijos e melhora nos indicadores de risco à saúde.
A surpresa deve-se ao fato do leite integral e seus derivados citados possuírem gordura saturada em sua composição (além de gorduras boas). 
Acredita-se que "há muito mais entre o céu e a terra" no risco cardiovascular além do consumo de gorduras saturadas em quantidades moderadas. 
O leite apresenta várias substâncias bioativas, que podem estar envolvidas na melhora da saúde intestinal e consequentemente na saúde geral.
O estudo ressalta, que o consumo de manteiga deve ser reduzido, uma vez que trata-se de gordura concentrada, diferentemente de outros derivados do leite.
Uma dica importante para aqueles que buscam alternativas para uma microbiota intestinal mais saudável:
_o consumo regular de coalhada, iogurtes naturais e leites fermentados pobres em açúcares foi considerado fundamental aos resultados apresentados.
Além da saúde intestinal, observou-se redução na pressão arterial, provavelmente devido ao cálcio e peptídeos (proteínas digeridas ou fragmentadas) absorvidos do leite.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]