Após corte na Participação Especial, dúvidas sobre repasse de royalties
23/11/2018 11:22 - Atualizado em 23/11/2018 13:56
De olho nas contas
Os municípios produtores de petróleo já não tiveram boas notícias no início de novembro: o depósito da Participação Especial (PE) foi feito com um corte de 32,25%. E não há prazo ainda definido para que este dinheiro seja depositado nos cofres de estados e municípios. Agora, o que também corre risco de atrasar são os royalties, que costumam ser depositados nos últimos dez dias do mês. A qualquer momento os cálculos podem mudar, mas, até a noite dessa quinta-feira (22), nenhuma notícia era animadora para os produtores de petróleo.
Orçamento suplementar
Após o depósito da PE com corte, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) e o Ministério de Minas Energia foram contestados sobre os motivos e a previsão de quitação junto aos produtores de petróleo. A informação foi que a diminuição do repasse ocorreu devido à insuficiência orçamentária nos cofres da União. O percentual cortado dos produtores será devolvido após sanção de um projeto que tramita na Câmara dos Deputados e sua posterior aprovação para disponibilidade da dotação orçamentária suplementar.
Violência
A criminalidade em Campos parece realmente não ter limites. Não faz muito tempo que uma faixa foi colocada no Jóquei, atribuída a uma facção criminosa, alertando para que não houvesse roubos na região. Agora, após a execução de um jovem, o tráfico deixa um bilhete junto ao corpo — no Parque Santa Clara, em Guarus. O domínio das facções criminosas, com recados em todos os cantos da cidade, reflete nos índices de violência. Só neste ano, que ainda tem mais de um mês pela frente, foram 209 homicídios em Campos, segundo dados da Folha.
 
 
Cuidado com a fraude
O comércio está confiante para as vendas hoje, na já conhecida Black Friday. Algumas lojas estão em funcionamento desde a 0h, para garantir maior comodidade aos seus clientes. Mas o consumidor deve ficar atento para não aproveitar a promoção errada e sair levando o produto “pela metade do dobro”. Desde o início do mês o Procon vem orientando para que os consumidores não pensem que terão vantagens nas compras, com promoções incríveis, quando na verdade pode ser uma bela fraude.
Bienal no crédito
Para garantir a comodidade dos visitantes que têm comparecido em bom numero à 10ª Bienal do Livro de Campos e ajudar nas vendas, os estandes de livros trazem não somente preços populares, mas também oferecem opções de pagamento — e o cartão de crédito é a opção mais utilizada. A Bienal de Campos segue até o próximo domingo com obras para os públicos adulto e infantil a partir de R$ 5.
Equipe...
A equipe econômica do governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), definiu os nomes para presidir o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Para o BB, foi escolhido o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Rubem de Freitas Novaes, que é doutor em economia pela Universidade de Chicago. Novaes também já foi diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e presidente do Sebrae.
...Econômica
A Caixa será presidida pelo economista Pedro Guimarães. Ele é PhD em Economia pela Universidade de Rochester, com especialização em privatizações, tem mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, com passagem por diversas. Já o Ipea será comandado por Carlos Von Doellinger, economista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que integra a equipe de transição de governo. Pesquisador aposentado do Ipea e economista da UFRJ, von Doellinger foi secretário do Tesouro Nacional e presidiu o antigo Banco do Estado do Rio de Janeiro (Banerj).
*Publicado nesta sexta-feira (23) na Folha da Manhã

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]