Projeto Teto irá construir quatro casas em Campos
22/11/2018 21:22 - Atualizado em 24/11/2018 17:32
Organização que atua há mais de dez anos no Brasil em trabalho conjunto com as comunidades em situação de vulnerabilidade, o projeto Teto vai passar por Campos, neste fim de semana, para a construção de quatro casas em Aldeia III. A iniciativa mobilizará 90 pessoas, entre voluntários e moradores do local, e terá sua concentração nos Institutos Superiores de Ensino do Censa (Isecensa), nesta sexta-feira, a partir das 19h.
No ginásio de esportes da instituição de ensino, o grupo receberá todas as instruções sobre a condução do trabalho ao longo dos dias. Depois, os voluntários vão seguir de ônibus para a comunidade, onde ficarão até o próximo domingo (25).
De acordo com o João Pedro Mota, estudante de Arquitetura e Urbanismo do Isecensa e um dos representantes do Teto em Campos, os recursos para construção das casas foram captados por três equipes de voluntários, que realizaram um financiamento coletivo. E quanto à escolha da comunidade Aldeia III, foi a partir de um mutirão de visitas que começou em agosto. “Mapeamos e levantamos dados sobre comunidades de Campos, Cardoso Moreira e São Francisco do Itabapoana, e identificamos, a partir de um ranking, que neste primeiro momento a Aldeia III demandava maior emergência para receber a iniciativa”, explicou.
Ainda segundo Mota, outros mapeamentos da área foram realizados e, assim, quatro famílias que se encontravam em situação de maior vulnerabilidade e que tinham o interesse em trabalhar em conjunto com o Teto foram selecionadas.
O projeto Teto visa garantir o direito à moradia nas favelas mais invisíveis e precárias da América Latina, através do desenvolvimento comunitário e programas sociais que geram soluções concretas de melhorias das condições de moradia e habitat. “Por isso, queremos atender ao maior número de pessoas possível, em um curto período de tempo, já que a urgência e a precariedade são grandes”, completou o estudante. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS