Witzel anuncia mais secretários
Aldir Sales 23/11/2018 10:47 - Atualizado em 24/11/2018 17:51
O governador eleito Wilson Witzel (PSC) anunciou, nessa quinta-feira (22), mais cinco nomes que vão compor o primeiro escalão do seu governo a partir de janeiro, entre eles, os secretários de Saúde, Fazenda e Planejamento, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ambiente e Sustentabilidade, além do novo presidente do Detran, órgão que ficou marcado por escândalos de corrupção nos últimos anos. Witzel também esteve, na última quarta-feira (21), com o deputado federal eleito Wladimir Garotinho (PRP) na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
Em um estado com problemas financeiros e em regime de recuperação fiscal, quem assumirá a secretaria de Fazenda e Planejamento será o coordenador da administração tributária da secretaria estadual de Fazenda de São Paulo, Luiz Claudio Rodrigues. Outra pasta complexa, a da Saúde, terá como secretário o atual diretor-geral do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Edmar Santos.
Witzel também anunciou as duas primeiras mulheres em cargos de destaque do seu futuro governo. A bióloga Ana Lúcia Santoro ocupará a secretaria do Ambiente e Sustentabilidade, enquanto a jornalista e ex-diretora de projetos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Complexo da Maré, Fabiana Bentes, será a titular da secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Com o anúncio, já estão confirmados onze secretários do futuro governo.
Também foram anunciados os nomes dos presidentes do Detran e do Departamento de Estradas e Rodagens (DER). Para o primeiro órgão, foi escolhido Luiz Carlos das Neves, sargento da Força Aérea Brasileira, capitão da Polícia Militar e ex-auditor-chefe da Auditoria Financeira do Detran por mais de dez anos.
O Detran esteve nas manchetes dos noticiários recentemente por causa da operação Furna da Onça, deflagrada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal (MPF), que prendeu dez deputados estaduais, além do então secretário estadual de Governo e o então presidente da autarquia, acusados de operarem um esquema de corrupção e loteamento de cargos em troca de favores políticos.
Já para o DER, o ex-juiz federal irá nomear o engenheiro Uruan Cintra de Andrade para presidência do departamento responsável pela manutenção das rodovias estaduais.
— Estamos formando um secretariado técnico. Todos são muito capacitados em suas áreas de atuação e, assim, vamos trabalhar para transformar o estado do Rio — afirmou Witzel.
Deputado — O governador eleito esteve com Wladimir, na quarta-feira, no gabinete de transição, na capital. O deputado eleito disse que colocou seu mandato à disposição para ajudar o estado. “Fui convidado para estar com ele, me coloquei à disposição para ajudar nesse novo momento do estado.
“Seremos um parceiro ativo e ele se comprometeu em atender às demandas da região, principalmente na questão de desenvolvimento, geração de empregos e na segurança pública”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS