Preocupação recorrente em SJB
Victor de Azevedo 20/11/2018 15:45 - Atualizado em 24/11/2018 17:57
Divulgação
Próximo ao início da alta temporada, moradores e visitantes das praias sanjoanenses de Atafona e Grussaí voltaram a sofrer com a instabilidade na energia elétrica. O problema é recorrente, porém, após a Enel anunciar em setembro melhorias no serviço de distribuição de energia, a esperança era que os apagões não acontecessem mais, principalmente em período de grande movimentação nas praias. Na última semana, a prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PP), que cumpre agenda na Itália, se reuniu com representantes da Enel e ressaltou a importância de investimentos da empresa no município.
A falta de energia elétrica em SJB começou por volta das 19h30 do último sábado, 17 e seguiu até as 2h30 de domingo. Em algumas localidades do município, como Barcelos e Cajueiro, a energia retornou antes, mas a situação nas praias, onde estava a maior parte dos moradores e visitantes, só foi normalizada na madrugada de domingo. Durante o período sem energia, muitos comerciantes usaram as redes sociais para reclamar de prejuízos. Um deles foi o Ricardo Gomes, dono de uma lanchonete em Grussaí. “É só a praia lotar que essa energia acaba. Até quando os comerciantes vão continuar no prejuízo por causa dessa Enel? A praia está lotada e a gente não pode vender nada por que não tem luz”, reclamou.
Para tentar amenizar o quadro, a Enel trabalha na conclusão de um centro-satélite em cada município da foz do Paraíba (São João da Barra e São Francisco do Itabapoana) que devem ser entregues até o final deste ano. Os centro-satélites são infraestruturas em que são inseridos equipamentos elétricos e eletrônicos controlados remotamente. O primeiro centro-satélite de SJB foi inaugurado em abril deste ano, na Subestação Açu.
Divulgação
Até o final de 2018 serão investidos R$ 103 milhões pela Enel em toda a região Norte Fluminense, segundo a empresa. Os investimentos fazem parte de um plano de qualidade da companhia para a região e o montante está sendo destinado, principalmente, à melhoria da qualidade do serviço e das conexões. No total, o valor investido pela Enel na área entre 2016 e 2018 ultrapassa os R$ 350 milhões.
 
 
Situações são comuns em alta temporada
Esta não foi a primeira vez no ano que moradores de São João da Barra sofreram com a falta de energia elétrica. Em janeiro, em plena alta temporada, duas grandes instabilidades foram registradas nas praias sanjoanenses. Em ambos os casos, a Enel informou que aconteceram falhas nas linhas de transmissão.
Sobre a situação do último sábado, a empresa afirmou que “houve um desarme na Linha de Transmissão Abadia – Usina de Campos que causou a interrupção do fornecimento de energia para clientes da área urbana de São João da Barra, além de Atafona e Grussaí. Equipes da companhia restabeleceram o serviço gradativamente para os clientes durante a noite, sendo o fornecimento totalmente normalizado por volta de 2h da manhã de domingo (18). A empresa apura as causas do ocorrido”.
Entre os investimentos feitos este ano, a companhia divulgou ainda que um dos destaques de melhoria na rede elétrica de SJB foi a ampliação da capacidade da subestação Pontinha, situada às margens da BR 356, na localidade de Perigoso. A empresa também instalou novos equipamentos e efetuou a interligação com a subestação de Caetá, que também atende a região. Além disso, a Enel também realizou interligações entre as subestações de Barcelos e Martins Lage.
 
 
Carla esteve com representantes na Itália
Dias antes do apagão nas praias de São João da Barra, a prefeita Carla Machado, que cumpre agenda na Itália, divulgou em seu perfil no Facebook um encontro com o gerente da Enel na América do Sul, Maurizio Bezzeccheri, e a responsável pela análise estratégica global, Viviana Vitto. Na ocasião, a prefeita reiterou a importância de investimentos no município.
— A Enel é uma empresa italiana e tivemos a oportunidade de conversar com o gerente da Enel na América do Sul, Maurizio Bezzeccheri, e com a responsável pela análise estratégica globa da empresa, Viviana Vitto. Reiteramos a necessidade de melhor atender nossa população, dos investimentos necessários e da importância de parcerias para o desenvolvimento de projetos de grande alcance social — ressaltou Carla.
Em abril deste ano, a Enel inaugurou o primeiro centro-satélite de São João da Barra, na Subestação Açu, localizada no Porto do Açu. A criação do centro-satélite possibilitou a automação da rede de média tensão que conta com três circuitos de alimentação de 13.800 volts para atender a população. São utilizados equipamentos telecomandados e um sistema de gestão para supervisão remota da rede, contribuindo para a eficiência da rede elétrica.
Durante a inauguração, a prefeita destacou a importância do centro-satélite para o 5º distrito. “Agradecemos à Enel pela responsabilidade com o município em melhorar a distribuição de energia elétrica para os moradores do 5º Distrito, que são atendidos pela subestação de Baixa Grande e passarão a utilizar a subestação Açu – disse a prefeita Carla Machado, enfocando que, em caso de interrupção no fornecimento, será possível minimizar os impactos, agilizando o restabelecimento de energia após identificação de falha ocorrida na rede.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS