Prefeito e vice de Aperibé tomam posse
23/11/2018 10:54 - Atualizado em 24/11/2018 17:51
Divulgação
Eleito no pleito suplementar ocorrido em outubro último, o novo prefeito de Aperibé, Vandelar da Silva (PSDB), e seu vice, Rodolfo Salvador (PR), tomaram posse, na noite dessa quinta-feira (22), em solenidade no Clube dos 40, no Centro da cidade. Eles foram diplomados há uma semana, na 34ª Zona Eleitoral de Santo Antônio de Pádua, responsável pelos dois municípios. Outra cidade do Noroeste Fluminense que também teve eleição suplementar foi Laje do Muriaé. O prefeito eleito, José Eliezer (MDB), foi diplomado na última segunda-feira.
A eleição suplementar foi marcada pela Justiça Eleitoral depois que o prefeito eleito em 2016, Flávio Diniz Berriel, o Dezoito (PP), foi cassado por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). No final de junho, a Corte manteve a condenação de Dezoito por abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio durante a campanha há dois anos. Com a sentença de segunda instância, o TRE também determinou a cassação do mandato e a inelegibilidade pelo período de oito anos.
Segundo as investigações, Dezoito teria distribuído material de construção para a população de baixa renda dias antes do pleito de 2016. Notas apreendidas estavam “com a descrição ‘autorizado 18’, fazendo referência” ao apelido do prefeito.
Desde o afastamento de Dezoito, quem estava interinamente à frente da administração de Aperibé era Virley Figueira, do mesmo partido do ex-prefeito. Virley foi candidato, porém, em função do desgaste, não foi eleito. Ele recebeu 2.648 votos, enquanto Vandelar da Silva sagrou-se vencedor com 3.782 votos.
Vandelar chegou a apresentar candidatura a vice-prefeito na eleição de 2008, porém, o registro foi negado pelo Tribunal Regional Eleitoral antes da votação. Quatro anos depois, já pelo PSDB, o industrial concorreu a prefeito, mas obteve apenas 1.683 votos e acabou derrotado por Dr. Flávio (PSB), que somou 5.781 votos.
Em 2016, voltou a postular a Prefeitura, mas também bateu na trave na disputa com Dezoito. (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS