Ibope: Paes lidera com 24%; Romário e Garotinho empatados com 16%
25/09/2018 19:23 - Atualizado em 26/09/2018 18:31
Mais uma pesquisa Ibope para o Governo do Estado foi divulgada na noite desta terça-feira e mostra o candidato Eduardo Paes (DEM) na liderança, com 24% das intenções de voto. Na segunda posição, o ex-governador Anthony Garotinho (PRP) e o senador Romário (Podemos) estão empatados, com 16%. Porém, Garotinho cresceu quatro pontos percentuais em uma semana, enquanto Romário oscilou negativamente dois pontos, dentro da margem de erro do levantamento.
Pela primeira vez nos levantamentos do Ibope, Paes aparece sozinho na frente. Antes, ele estava empatado tecnicamente com Romário e Garotinho.
Já Garotinho cresceu pela primeira vez: nas três pesquisas anteriores, ele aparecia estagnado com 12%. O ex-governador melhorou desempenho na Região Metropolitana e no interior do estado, onde cresceu seis pontos percentuais, passando de 13% para 19%. Já na Região Metropolitana, saiu de 17% para 21%. Na capital, o apoio ao ex-governador se manteve em 8%. As intenções de voto em Garotinho também cresceram significativamente no eleitorado de renda mais baixa: há uma semana, 15% dos eleitores que têm renda familiar mensal de até um salário mínimo declaravam voto no ex-governador; o índice chegou a 25% nesta pesquisa. Entre os eleitores menos escolarizados, que fizeram no máximo até a 4ª série do ensino fundamental, a elevação foi de 14 pontos: passou de 13% para 27%.
Enquanto isso, Romário tem tido uma trajetória irregular: começou com 14%, subiu para 20% e depois oscilou negativamente duas vezes, passando para 16% e, em seguida, para 14%.
Em um eventual segundo turno, Paes venceria Garotinho por 44% a 22%, com 30% de brancos e nulos e 2% de indecisos. Entre Paes e Romário, o ex-prefeito do Rio teria 38%, contra 33% do senador. Neste cenário, brancos e nulos somam 26%, enquanto 3% não souberam responder.
Contra - A rejeição a Garotinho permanece a mais alta e chegou a 50%, uma oscilação positiva de dois pontos em relação ao levantamento anterior. Paes é rejeitado por 27% dos eleitores (eram 31% há uma semana), enquanto a rejeição a Romário é de 25% (era de 22% na semana passada). (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS