Acordos fechados na Rio Oil & Gas
25/09/2018 20:20 - Atualizado em 27/09/2018 18:49
O primeiro dia da feira bianual Rio Oil & Gas, no Riocentro, foi de destaque para a Petrobras que responde por cerca de 50% da produção de petróleo e gás no país e também para a Prumo Logística, empresa que opera e desenvolve o Porto do Açu, em São João da Barra, que assinou um acordo de cooperação com o Porto de Houston (EUA). A Feira Rio Oil & Gas sintetiza o cenário de retomada da indústria, com a recuperação dos preços do petróleo e novos leilões previstos para 2018 e 2019.
Representantes da estatal destacaram a importância e os projetos na região. A Petrobras adquiriu 12 novos blocos em áreas exploratórias na Bacia de Campos.
— Podemos falar com muita tranquilidade que a Bacia de Campos está longe de ser esgotada. Temos a missão de construir esses próximos 40 anos. O conhecimento geológico que temos possibilita descobertas relevantes, mesmo numa bacia madura. As tecnologias avançadas que temos contribuem para o aumento do fator de recuperação e, além disso, estamos trabalhando em parcerias estratégicas para que isso possa acontecer — ressaltou Vaney Cunha, gerente de segurança, meio ambiente e saúde da Bacia de Campos. “Para esse novo capítulo da história, podemos destacar aqui como conquistas a descoberta dos reservatórios de Forno, em Albacora, Brava, em Marlim, Tracajá, em Marlim Leste, Poraquê Alto, em Marlim Sul, e Carimbé, em Caratinga”, complementou.
Cunha também lembrou da extensão das concessões de Marlim e Voador, Marlim Sul e Marlim Leste até 2052 e comentou que há outras em negociação positiva com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Prumo — A Prumo Logística fechou um acordo de cooperação com o Porto de Houston (EUA) durante a Rio Petróleo & Gás 2018. A parceria visa estabelecer um parâmetro de referência para troca de conhecimentos e boas práticas. De acordo com Prumo, “novas empresas vão resultar desta sinergia a partir de 2019”.
O acordo foi assinado no estande do Porto do Açu por José Magella (CEO do Grupo Prumo), Tadeu Fraga (CEO do Porto do Açu Operações), João Cuttino (representante do Porto de Houston no Brasil), Marcio Felix (secretário executivo do ministério das Minas e da Energia) , Décio Oddone (presidente da Agência Nacional de Petróleo — ANP), Jorge Camargo (presidente do Rio Petróleo & Gás), e Camille Richardson (oficial comercial do consulado-Geral dos Estados Unidos no Brasil). (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS