Monitoramento pesqueiro apresentado
24/09/2018 20:41 - Atualizado em 28/09/2018 17:39
Dados da produção pesqueira marinha no período de um ano, entre julho de 2107 e junho de 2018, do projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira no Norte Fluminense, da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), foram apresentados na sexta-feira passada, na Colônia de Pescadores Z-2, em Atafona. A devolutiva vem atender uma demanda da classe pesqueira.
A prefeita Carla Machado, juntamente com secretário de Pesca, Analiel Vianna, acompanhou a apresentação. Também participaram o presidente da Fiperj, Glauco Barradas, e o diretor geral de Administração e Finanças da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Antônio Emílio Santos.
— As informações obtidas nesse monitoramento servirão de base para pleitearmos, junto aos governos federal e estadual, políticas públicas que atendam as necessidades prioritárias da classe pesqueira, além de compensações ambientais — disse a prefeita Carla Machado, enaltecendo o trabalho que vem somar e embasar as solicitações e os pleitos das Colônias de Pescadores e dos órgãos públicos.
Para o presidente da Fiperj, Glauco Barradas, esse trabalho mostra a realidade da pesca no Estado do Rio e a importância dos pescadores para economia do estado. “Esta é mais uma etapa, estamos concluindo um ano do projeto e daremos prosseguimento durante mais dois anos, pra que possamos manter essas informações e que o pescador tenha essa ferramenta, que é de suma importância para se caracterizar profissionalmente no estado”, destacou.
Os dados do monitoramento servirão também para o próprio pescador, que poderá obter as informações de pesca durante o ano inteiro; para parlamentares, presidentes de colônias, universidades e órgãos de pesquisa elaborar projetos ligados ao setor pesqueiro; e à Fiperj, para mostrar a importância econômica e social da pesca para o estado, a quantidade de pessoas que atuam na área e os trabalhos diretos e indiretos que geram o setor pesqueiro. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS